A prática regular de atividades físicas em conjunto com alimentação balanceada é essencial para alcançar uma vida mais saudável. Nessa busca por bem-estar, vale tudo para manter o corpo em movimento e evitar o sedentarismo, até se aventurar fora da academia em atividades ao ar livre. Mas é importante se lembrar de que essa ação requer certos cuidados, especialmente agora.

Para quem está tentando incluir os exercícios físicos na rotina ou mesmo para quem já está familiarizado com a prática, poder contar com vias e parques públicos pode ser motivador.

Apesar do ambiente cada vez mais dinâmico e moderno das academias, existem algumas vantagens que somente o ar livre pode proporcionar, como a experiência de correr livremente por longos percursos e observar o contraste entre a natureza e a cidade, sensação que nenhuma esteira proporciona.

A escolha pela prática ao ar livre ganha mais um incentivo quando consideramos o contexto atual: o mundo enfrenta uma pandemia alarmante e toda prevenção é necessária para evitar as chances de contágio viral, o que explica a necessidade de evitarmos ambientes fechados e o uso compartilhado de equipamentos.

Considerando todos esses fatores, a prática de esporte ao ar livre é uma alternativa, mas se engana quem pensa que não há riscos envolvidos nesta escolha.

Para tornar esse momento mais seguro e confortável, listamos alguns cuidados essenciais para você se exercitar ao ar livre (durante a pandemia e depois dela). Confira:

Mantenha uma distância segura entre as pessoas que circulam no local!

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, as gotículas expelidas por pessoas andando rápido (a 4 quilômetros por hora) podem chegar a até cinco metros de distância. A distância alcançada pelas gotículas é ainda maior se o indivíduo estiver pedalando (a 30 quilômetros por hora), chegando a até 20 metros de distância.

Ou seja, os dois metros recomendamos para atividades cotidianas em ambientes públicos, como ao caminhar na rua, não se aplica para os esportes ao ar livre, sendo necessário garantir um espaço ainda maior de pessoa para pessoa. Só assim é possível garantir que, havendo alguém infectado, as chances de contágio sejam consideravelmente diminuídas.

Portanto, se a ideia é começar a rotina de exercícios físicos ao ar livre durante a pandemia, não se esqueça dos cuidados básicos para diminuir as chances de contágio.

Mantenha a distância indicada entre as outras pessoas em parques e vias públicas e em hipótese alguma ignore o uso da máscara de proteção facial. Para este item, a dica é optar por máscaras com tecido mais leve, como tnt. Máscaras de borracha sintética, por exemplo, podem dificultar a respiração quando se aumenta o ritmo cardíaco e respiratório durante os exercícios, levando à sensação de sufocamento.

Respeite os limites do seu corpo!

Um conselho que deve ser acatado durante e após pandemia é respeitar o ritmo do seu corpo ao sujeitá-lo a práticas de maior exaustão como corridas e pedaladas, principalmente longe de casa. Afinal, ninguém quer passar mal e comprometer seu desempenho e motivação, tampouco sofrer lesões a médio e longo prazo.

Para quem está começando, é importante reconhecer os sinais de fadiga e diminuir o ritmo sempre que necessário. Observe sua respiração, vá até onde se sentir confortável e, se possível, conte com o acompanhamento de um profissional capacitado em educação física.

Escolha o melhor horário!

Durante a estação mais quente do ano, outro detalhe indispensável que deve entrar no seu planejamento ao praticar esportes ao ar livre é o horário.

Encontrar um intervalo no dia para se exercitar pode ser uma tarefa difícil, ao passo que ocupamos cada vez mais nossa rotina e nos esforçamos para manter a produtividade na vida profissional e pessoal. Mas vale o esforço.

Programe-se para se exercitar em horários estratégicos, evitando períodos em que a incidência de raios ultravioleta seja menor: antes das 10h e após as 16h.

Lembre-se de proteger a pele!

Mesmo saindo às ruas no horário certo para evitar os raios solares mais intensos, ainda é importante cuidar da proteção da pele. Não só pelos efeitos do sol, mas também da poluição.

O sol forte em contato direto com a pele pode ocasionar danos como queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Dito isso, fica claro porque o uso do filtro solar é mais que necessário, é item obrigatório. Certifique-se de utilizá-lo da maneira correta: procure por um produto que se adeque ao seu tipo de pele, opte por um filtro com fator solar de, no mínimo, 30 FPS, aplique-o cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e lembre-se de reaplicá-lo a cada duas horas.

Garanta a nutrição necessária!

Independente do seu objetivo com a prática de exercícios, nunca saia de casa para se exercitar sem se alimentar antes.

Antes de sair para caminhar, correr, pedalar ou praticar qualquer esporte na rua, coma alimentos proteicos, como carnes e algumas verduras. Estes alimentos agem no organismo como uma reserva de energia, repondo aminoácidos e ajudando na recuperação muscular.

E se engana quem pensa que é preciso evitar os carboidratos para este fim, recomenda-se exatamente o contrário, também deve-se ingerir alimentos ricos em carboidratos complexos e pobres em gordura, como arroz integral, batata doce e outros.

Tudo vai depender do período do dia em que a atividade será realizada. O segredo é não exagerar para evitar a sensação de inchaço, que pode atrapalhar em muito seu desempenho durante o treino.

É importante ressaltar que cada organismo e cada modalidade de esporte requerem uma alimentação específica antes e depois da prática, por isso, procure sempre o acompanhamento de um profissional de nutrição para montar seu plano alimentar personalizado.

Se vista da maneira correta!

Não se esqueça de utilizar roupas confortáveis desenvolvidas para a prática de esportes. O ideal é o uso de roupas claras e leves, com tecidos de proteção UV, óculos de sol e chapéus/bonés. Além, é claro, dos equipamentos de proteção individual para esportes de impacto ou com risco de queda, como as joelheiras e capacetes utilizados no ciclismo.

Hidrate-se antes, durante e depois!

Tão importante quanto se alimentar da maneira correta é manter-se hidratado antes, durante e depois das atividades físicas. Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de beber água durante a prática de exercícios físicos, e para as atividades ao ar livre não é diferente.

Principalmente se o esporte escolhido envolver corrida. Ao correr, suamos muito, o que leva à perda de sais minerais ao expelir líquidos do nosso corpo. Se não repormos este líquido, podemos chegar a um nível de desidratação, além, é claro, de perder rendimento e disposição.

Portanto, garanta a hidratação correta e de qualidade através da água antes de praticar seus exercícios. Durante a prática, vale contar com a ajuda dos isotônicos, que além de hidratar ainda proporcionam mais energia para você dar o melhor de si.

 

E aí, pronto para colocar a saúde em dia e colocar o corpo em movimento na rua com segurança e conforto?

A IBBL é especialista em água pura, pode contar conosco se precisar de ajuda para se hidratar com qualidade neste verão e garantir o cuidado necessário para se exercitar. Conheça nossas soluções no site e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e tirar suas dúvidas. É só procurar por IBBL Brasil. 😊