As garrafas e os copos plásticos são nossos parceiros na hora de garantir a hidratação fora de casa, mas o cuidado com a higiene desses materiais deve receber muita atenção, já que o plástico é um ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias que podem causar doenças ao organismo. Confira aqui algumas dicas para manter a limpeza da sua squeeze ou copinho em dia!

Para uma limpeza diária, água e sabão neutro:

A limpeza dos copos e garrafas de plástico deve ser realizada diariamente. Para essa higienização, aposte no simples: água corrente e detergente neutro com a ajuda de uma esponja de lavar louças para a superfície externa e escova de mamadeira para alcançar o fundo dos copos e garrafas.

Esfregue bem todos os cantinhos internos e externos e garanta que toda a área foi alcançada pela limpeza, depois é só enxaguar eliminando todo resíduo de sabão que venha a adicionar sabor ou cheiro na sua água.

De acordo com a pesquisadora Rosana Siqueira da UniMetrocamp, em casos de garrafas e copos com canudos, é importante que ele seja imerso em uma solução de água, na proporção de duas colheres de água sanitária para um litro de água.

Para uma limpeza mais profunda:

Além de realizar a higienização diária da sua squeeze ou copo plástico, o ideal é que o recipiente seja imerso por 20 minutos em solução hipoclorito (1 colher de cloro para cada 1 litro de água) pelo menos uma vez por semana, de acordo com instruções da médica clínica geral Luciana Galveas de Miranda.

Nada de ferver sua garrafinha:

Na tentativa de eliminar as bactérias concentradas no plástico, é comum que tenhamos a ideia de fervê-lo. Mas vale a observação: o plástico possuí substâncias tóxicas que são liberadas com o calor (como o Bisfenol A – BPA), tudo que não queremos em contato com a água que bebemos.

Na hora de guardar:

Atenção com o armazenamento, nada de guardar o recipiente sem secar, garanta que não reste nenhum resquício de água no fundo para que os fungos não encontrem ali um ambiente aconchegante para se alojarem. Se o seu recipiente tiver tampa, o ideal é tampá-lo para evitar o acesso de insetos, caso contrário, recomenda-se que seja virado para baixo, de forma que fique completamente fechado.

Se puder, priorize recipientes de vidro!

As jarras e copos de vidro são sempre opções mais seguras, já que, segundo a microbiologista Maria Teresa Destro, o plástico é mais propenso à aderência de bactérias em relação ao vidro, porque é mais poroso, exatamente por isso a higienização deve ser rigorosa.

Quando estamos em casa, fazer essa escolha fica mais fácil, com jarras e copos de vidro sempre à disposição. Mas para conciliar a rotina com as atividades do trabalho, escola, academia e os demais compromissos, está tudo bem recorrer às squeezes reutilizáveis, que não deixa de ser uma alternativa menos prejudicial ao meio ambiente quando comparada com as garrafas pets não retornáveis. O que não pode é deixar a hidratação de lado!

Tem mais alguma sugestão para higienização de recipientes plásticos? Deixe seu comentário, sua dica pode ajudar outras pessoas. 😊

Fontes:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/04/09/estudo-encontra-mais-de-1-milhao-de-bacterias-e-fungos-em-garrafinhas-e-copos-usados-em-escritorios.ghtml

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/04/aprenda-usar-e-limpar-garrafinhas-de-agua-squeezes-e-mamadeiras.html

https://abcasa.org.br/2018/07/24/garrafa-de-vidro/

https://www.unimed.coop.br/web/vitoria/noticias/-/asset_publisher/VY0yUnAGGIkf/content/aprenda-a-higienizar-corretamente-sua-squeeze-e-evite-doencas?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.unimed.coop.br%2Fweb%2Fvitoria%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_VY0yUnAGGIkf%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1%26p_r_p_564233524_resetCur%3Dfalse