Você já sabe que beber água é o segredo para a manutenção de basicamente todos os aspectos da sua saúde e bem-estar. Do funcionamento dos rins ao crescimento das unhas e cabelos: a hidratação correta é indispensável na rotina de autocuidado. Mas possivelmente você ainda não conheça esses benefícios poucos falados sobre a ingestão de água. Ficou curioso? Continue lendo para descobrir.

Ela remove os resíduos do corpo através da transpiração, da urina e das fezes; mantém a temperatura corporal normal; lubrifica e amortece as articulações; e protege tecidos sensíveis como a medula espinhal.

E não é difícil perceber os impactos da falta de hidratação em nosso corpo. Se não ingerirmos água suficiente e ficarmos desidratados, podemos ter dores de cabeça e nos sentir tontos, cansados ​​e completamente irritados.

Há muitos impactos positivos que a água tem na nossa saúde e bem-estar. Alguns podem surpreendê-lo. Aqui estão cinco benefícios sobre a água que ninguém te contou:

1 – Função cerebral:

Muitos estudos mostraram que ter um déficit hídrico pode prejudicar nosso desempenho cognitivo, dificultando o foco e o controle da coordenação motora, por exemplo. O Laboratório de Desempenho Humano da Universidade de Connecticut diz que mesmo a desidratação leve, que define como uma perda de aproximadamente 1,5% no volume normal de água no corpo, pode alterar nossa capacidade de pensar com clareza.

2 – Uma arma contra o mau hálito:

A saliva ajuda a eliminar as bactérias que causam mau hálito. Acontece que, quando estamos desidratados, produzimos menos saliva, o que resulta no indesejado “bafo”.

3 – Ajuda na digestão:

Não beber líquidos suficientes está entre as principais causas de constipação. A água pode ajudar a manter as fezes saudáveis e o cainho digestivo livre para funcionar corretamente.

4 – Combate infecções:

Você provavelmente já ouviu falar que dormir o suficiente e comer direito desempenham papéis em manter nosso sistema imunológico saudável, mas a água também está na receita. A água ajuda a manter os elementos do sistema imunológico em sincronia e elimina os resíduos que podem enfraquecê-lo.

5 – Previne e alivia dores de cabeça

Para o caso da enxaqueca, a importância da água tem uma explicação simples: de acordo com especialistas, quanto menos hidratado o organismo está, menos volume de sangue se cria, o que leva à dilatação dos vasos sanguíneos. A perda dos eletrólitos causada por esse processo é o que gera sinais de dor na cabeça.

Leia mais: Como a ingestão correta de água pode ajudar no alívio da enxaqueca

 

E aí, sabia dessas curiosidades? Manter-se hidratado é um dos cuidados mais importantes com nossa vida e garantir uma boa hidratação àqueles que amamos é uma verdadeira declaração de carinho e preocupação.

Escolha sempre uma água pura e viva em equilíbrio com seu bem-estar. Sua saúde agradece! 💙💧