O inverno é a estação do ano que divide opiniões, para alguns esse é o típico período de preguiça e indisposição, já para outros os dias frios podem ser uma dose a mais de energia, livre dos incômodos causados pela alta temperatura. Mas uma coisa é certa, seja na estação mais fria do ano ou nos dias mais quentes do verão, precisamos encontrar maneiras de manter a saúde em dia o ano todo.

Para te ajudar nessa missão, preparamos 10 dicas indispensáveis para manter uma rotina saudável e produtiva nas próximas semanas.

  1. Mantenha-se hidratado

A água é um elemento imprescindível para a saúde do nosso organismo e indispensável para manutenção de todo sistema do corpo humano. Com a queda de temperatura, é normal que deixemos de ingerir água na quantidade indicada, isso porque associamos o consumo de água com o calor e a queima de energia. Mas a falta de líquidos pode prejudicar o funcionamento do organismo e trazer consequências indesejadas, por isso é importante encontrar maneiras para não se esquecer de beber água em qualquer ocasião. Manter uma garrafa de água por perto pode ser uma solução prática, assim garantimos a bebida sempre no campo de visão e diminuímos a chance de esquecê-la ao longo do dia.

  1. Aposte em sopas e caldos nutritivos

O frio chegou e com ele o início da temporada de sopas e caldos, é hora de juntar os legumes na panela e garantir um jantar delicioso e aconchegante. A saúde do nosso corpo depende de uma alimentação rica em nutrientes e minerais, mas nem sempre esses alimentos agradam nosso paladar quando ingeridos separadamente, é aí que as sopas e caldos podem te auxiliar. O preparo desses pratos é a oportunidade perfeita para conciliar seus alimentos preferidos com aqueles não tão queridos assim, mas que são poderosos para a manutenção da saúde humana, isso porque com o cozimento dos ingredientes, o sabor acaba se fundindo em um só e o gosto de determinado alimento não predomina. O resultado vai te surpreender: um prato delicioso, quentinho, rico em nutrientes importantes e agradável ao paladar. Ah, não se esqueça da água purificada para o preparo em!

  1. Mantenha uma alimentação saudável

E falando em comida, ressaltar a importância de alimentos saudáveis nunca é demais. No frio é comum que nos sentimos mais tentados a passar o dia no sofá comendo chocolate e outras besteiras, e está tudo bem fazer isso uma vez ou outra, o problema é tornar esse hábito parte da sua rotina. É hora de pensar no melhor cenário a longo prazo e investir nas substituições. Quando bater aquela vontade de comer um doce, use e abuse das frutas da estação, como banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva, o açúcar natural presente nesses alimentos saciará seu desejo sem prejudicar o organismo. Outro importante aliado à saúde que combina perfeitamente com os dias frios são os alimentos integrais ricos em fibras e minerais, como grãos e cereais.

  1. Pratique atividades físicas regularmente

A cama confortável e aconchegante nos dias de frio pode ser um convite para o sedentarismo, mas você se sentirá muito melhor se dedicar um tempo para os exercícios físicos. O frio não pode ser desculpa para relaxar na rotina de atividades físicas, as vantagens de se manter em movimento se aplicam ao ano todo, mas especialmente no frio essa pode ser uma solução para garantir a disposição e energia para realizar outras atividades, além de trazer benefícios para saúde e auto estima. Xô, preguiça!

  1. Dê uma chance aos alimentos termogênicos

Outra arma poderosa na manutenção da saúde e bem-estar para os dias de frios são os alimentos termogênicos, como canela, gengibre e pimenta. Esses alimentos possuem substâncias que proporcionam melhor circulação sanguínea, auxiliam no fortalecimento da imunidade, estimulam a digestão e ainda aumentam o metabolismo do corpo.

  1. Aproveite para beber mais chás

Quem resiste a uma bebida quentinha nos dias de frio? Melhor ainda se essa bebida auxiliar a manter uma rotina saudável. Por ser tão versátil, o chá oferece uma gama de vantagens à saúde de acordo com a substância utilizada no preparo, podendo oferecer ação calmante, melhorar a qualidade do sono, desintoxicar o organismo e reduzir os riscos de algumas doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, além de ser uma ótima opção para o café da tarde ou antes de dormir nos dias frios. Capriche na criatividade na escolha dos ingredientes e confie no poder dos chás!

  1. Cuide bem da sua pele

E o cuidado com a hidratação não deve parar na ingestão de água e sucos. No frio, o problema com ressecamento da pele e lábios se torna recorrente. Para evitar essa situação indesejada, podemos contar com a ajuda de cremes e loções, que repõem a hidratação das superfícies e criam uma barreira protetora contra o frio. Lembre-se de aplicar esses produtos no corpo diariamente e garanta uma pele hidratada e macia.

  1. Dê atenção à saúde do cabelo

Outra parte do corpo que sofre com a queda da temperatura é o cabelo. Com a perda da umidade causada pelo frio, os fios podem apresentar frizz, fragilidade e desbotamento. Para evitar esses problemas, vale recorrer ao bom e velho conselho de vó: “nada de se expor ao vento com o cabelo molhado”. O ideal é secá-lo com ajuda de um secador de cabelos após a lavagem, tomando cuidado para não exceder a temperatura do aparelho.

  1. Aproveite os banhos quentes

Dias frios pedem banhos quentes, depois de um dia estressante não há nada melhor que um bom banho relaxante, de preferência bem quentinho. Chegou a estação perfeita para esses momentos de descontração, é hora de se permitir aproveitar as vantagens da água quente sobre o corpo. Um bom banho morno pode diminuir dores musculares, combater à dor de cabeça, reduzir cólicas e desconfortos e acelerar a recuperação de enfermidades. Só não vale desperdiçar água nem abusar da alta temperatura, água quente em excesso pode causar danos à saúde da pele.

  1. Mantenha os ambientes arejados

Com a chegada do inverno passamos mais tempo em ambientes fechados, mas devemos tomar alguns cuidados com esse hábito. Ambientes fechados apresentam riscos à saúde humana ao passo que facilitam a propagação de vírus e bactérias. Por isso, não deixe de abrir portas e janelas diariamente para possibilitar a circulação do ar entre os ambientes e, sempre que possível, dedique um tempo para relaxar ao lar livre, de preferência aproveitando as vitaminas do sol.

 

Dicas em mãos, agora é só tirar o casaco do fundo do armário e aproveitar a temporada de friozinho! 😊

Precisa de uma ajudinha no preparo de pratos e bebidas para o inverno? Temos as opções perfeitas para te manter aquecido com qualidade. Purificadores com água quente para te auxiliar em casa com os chás e uma super opção para caldos, sopas e chocolate quente para sua empresa. Acesse o link e saiba mais: https://www.ibbl.com.br/busca?fq=H:458