Você não leu errado, água falsa existe e é problema frequente no verão. A falsificação é atribuída à procedência duvidosa – principalmente de água mineral de garrafinha e galão de 20L -, que pode gerar intoxicações e outras complicações à saúde. 🤢

É mais difícil controlar a procedência da água que ingerimos quando estamos fora de casa, já que ficamos reféns da compra de água mineral engarrafada. E se engana quem pensa que um rótulo bonito garante a biossegurança da bebida, porque hoje em dia falsificam de tudo, até água…

Uma busca rápida online demonstra a quantidade de denúncias de vendedores ambulantes flagrados revendendo água mineral com o lacre violado em todos os estados do Brasil, prática comum principalmente no litoral, onde se consome muita garrafinha de água na areia da praia. Uma ação que configura crime contra a saúde pública previsto no Código Penal.

Em análise feita pelo laboratório Tecma, 28 de 30 amostras testadas de água mineral compradas na rua estavam adulteradas. Dessas, a metade tinha contaminação, sendo duas com coliformes fecais. Consequências de uma minupulação sem higiene ou até do reaproveitamento de embalagens, enchidas com água de fonte não rastreável.

Para evitar o problema, muita gente recorre à compra dos galões vendidos em adegas para instalar na casa de praia alugada para a temporada, mas é quase impossível garantir que o armazenamento e transporte desses recipientes tenham sido administrados de forma segura.

O resultado dessa irresponsabilidade é certo: desconforto e risco iminente à saúde humana. A água potável exposta a matérias-estranhas durante os processos de extração e manuseio pode expor o organismo a substâncias perigosas, como fragmentos de plástico, sedimentos, coliformes fecais e a própria bactéria E.Coli, principal contaminante da água de beber responsável por doenças do trato gastrointestinal e urinário.

Por isso a IBBL Brasil te incentiva a adotar uma squeeze de estimação e adicioná-la ao seu cooler de praia, abastecida com água pura e geladinha.

A embaixadora da refrescância – mais conhecida como Dona BB – alerta: água segura no verão é água purificada por aparelhos certificados pelo Inmetro.

 

Clique aqui e aproveite os melhores purificadores de água para o seu verão, com água pura e geladinha para se hidratar com qualidade.