Desde que a pandemia causada pelo COVID-19 atingiu a rotina dos brasileiros, nos vimos diante de uma realidade inédita, repleta de novos desafios e obstáculos para manter um padrão de vida saudável e seguro, não só no que diz respeito à saúde do organismo como também à saúde financeira, emocional e psicológica. Diante disso, a capacidade de adaptação nunca foi tão necessária.

Diversas medidas de proteção foram implantadas nos ambientes públicos e corporativos a fim de diminuir os riscos de contágio. Em um cenário ideal, a melhor alternativa para assegurar a segurança das pessoas é o isolamento social, prática defendida pelas autoridades sanitárias e implementada no mundo todo desde o aumento da curva de contágio do novo vírus. Mas infelizmente o ato de manter as pessoas em casa também apresenta suas limitações e, para algumas áreas produtivas, essa não é uma opção viável, pelo menos não por muito tempo. Seis meses após o início da quarentena no Brasil um plano de retomada vem sendo desenvolvido pelas escolas e empresas no geral, que se esforçam para manter um bom desempenho diante da crise e assegurar a segurança de seus funcionários, alunos e parceiros.

Para essas instituições, é tempo de pensar em estratégias sólidas para uma reabertura das atividades. Até que tenhamos acesso à prevenção por meio de uma vacina eficaz, não é mais seguro reproduzir os velhos hábitos. Confira abaixo algumas tendências de adaptações para enfrentar o “novo normal” com todo cuidado e proteção que o momento exige:

O que você pode fazer pela sua empresa:

Com a volta das pessoas aos ambientes compartilhados de fábricas, lojas, escritórios e escolas, novas regras de convivência e protocolos de higiene devem ser adotados. Há alguns meses estávamos acostumados com cumprimentos calorosos, higienização das mãos apenas em momentos pontuais do dia e compartilhamento de objetos pessoais, traços culturais enraizados no nosso dia a dia. Chegou a hora de abandonar esses hábitos e pensar no bem-estar coletivo.

  • Cuidados com os espaços:

Para os ambientes, as mudanças devem ocorrer de imediato e precisam ser reforçadas diariamente. As empresas precisam adaptar suas rotinas e mobilizar seus colaboradores e clientes para práticas de higiene mais rigorosas. Na prática, a limpeza dos ambientes de uso compartilhado precisa ser intensificada. Nesse contexto, vale ressaltar a importância da disponibilização de materiais de limpeza acessíveis nos ambientes, um simples recipiente de álcool em gel com auxílio de um pano para limpeza de mesas e balcões já faz toda diferença.

Outra ação de iniciativa das empresas que pode contribuir diretamente nesse momento é a adoção da política de “menos é mais”, é hora de fazer a limpa nos espaços e descartar ou armazenar qualquer objeto desnecessário no ambiente, a fim de diminuir os pontos de concentração de vírus e bactérias. Design clean e filosofia minimalista é a saída, em conjunto com a distribuição de mesas e cadeiras a uma distância segura umas das outras.

  • Conscientização é a palavra de ordem:

No âmbito pessoal, a conscientização dos colaboradores e clientes é imprescindível, um plano de retomada inteligente envolve a mobilização de todos, já que a responsabilidade na redução dos impactos da pandemia começa no comportamento de cada um. Por isso é importante que todos os envolvidos sejam orientados a evitar contato físico com os demais e a lavar as mãos com frequência ao longo do dia, além, é claro, do uso indispensável das máscaras de proteção.

  • Cuidados com a saúde emocional dos envolvidos:

Tão importante quanto oferecer soluções para saúde e integridade física das pessoas é garanti-las estabilidade emocional e psicológica. Estamos enfrentando uma realidade inédita que, para muitos, representa angústia e preocupação, intensificado pela insegurança de não ter o controle da situação. Esse é o conjunto de fatores ideal para a manifestação de quadros de ansiedade e crises de pânico. Por esse motivo é mais que necessário que as empresas se empenhem na criação de uma rede de apoio estruturada em seus ambientes de atuação, com acesso a amparo psicológico profissional e com incentivo do diálogo e da empatia por meio de campanhas e ações.

  • O papel da tecnologia e inovação:

Mais do que nunca a tecnologia se faz presente em nossa rotina e, muito provavelmente, você está agora em frente a uma tela lendo essa matéria. Ainda que os ambientes presenciais sejam reocupados aos poucos, certas ferramentas adotadas nos últimos meses podem continuar contribuindo para a otimização da rotina nas empresas e escolas, é a chamada transformação digital. Recursos como vídeo conferência para reuniões, ambientes virtuais de aprendizado, carteiras digitais e plataformas de streaming foram alternativas mais que requisitadas durante essa fase, e representam meios para substituir velhos métodos, com toda praticidade e conforto que a tecnologia pode oferecer. Por que não continuar fazendo proveito desses recursos e acompanhar as tendências do “novo normal”? Afinal, as vantagens de conciliar o offline ao digital são inúmeras e se mostraram eficientes quando mais precisamos.

Mais do que isso, é tempo de investir em inovações que façam a diferença para saúde de todos na retomada das atividades presenciais e garantir o acesso ao melhor que a tecnologia pode oferecer. Queremos contribuir nessa missão e continuar cuidando das pessoas com o desenvolvimento de soluções eficazes em purificação de água sem abrir mão da proteção contra o contágio do vírus.

O que a IBBL pode fazer para cuidar desse momento:  

Pensando no melhor para cuidar dessa retomada com o benefício da água pura de sempre alinhado à busca por segurança contra contaminação viral, a IBBL, empresa especialista em cuidados com a água, vem desenvolvendo soluções para garantir o acesso à hidratação de qualidade em conformidade com os protocolos de segurança do COVID-19.

Assim nasceu a nova linha Protect IBBL, purificadores de água que protegem você contra a contaminação. São três produtos desenvolvidos para proporcionar o cuidado e segurança que o momento exige. Confira:

  • Upgrade Smart H20:

A IBBL vem cuidando da saúde e bem-estar das pessoas através da qualidade da água que elas bebem, investindo em pesquisas e no desenvolvimento de produtos eficazes na purificação ideal para o consumo de água saudável. Queremos estender esse cuidado para o momento atual, de forma a proporcionar mais conforto e segurança no uso dos produtos, muito além da qualidade da água. Pensando nisso, oferecemos o upgrade do purificador PDF300, transformando-o em Smart H2O através do acoplamento de um dispositivo de acionamento de água por sensor, chamado de retrofit kit.

A nova configuração do purificador como Smart H2O permite a retirada de água sem a necessidade do toque para acionamento, graças ao sensor inteligente que reconhece a presença de garrafas no compartimento, enchendo-as com 500ml de água gelada em apenas 1 minuto. Com o acionamento pelo sensor você tem uma nova possibilidade de hidratação muito mais higiênica, impedindo a contaminação cruzada ou por contato. Assim, garantimos a alta capacidade de refrigeração que você já conhece com toda segurança.

  • Puripress Hands Free:

Aliado ao propósito de proteção contra contaminação por contato com superfícies, a IBBL desenvolveu também a versão Hands Free do purificador Puripress com acionamento por botão eletromecânico acessado pelos pés, que garante o acesso à água pura sem o uso das mãos e, diferente de outros produtos disponíveis no mercado, não oferece riscos de acidentes por tropeçamento, segurança proporcionada pela configuração de acionamento por botão e não pedal.

O Puripress Hands Free faz parte da nova geração do modelo Puripress IBBL, purificador de pressão com design em coluna ideal para ambientes com grande circulação de pessoas. A nova geração do aparelho passará a ter apenas uma torneira para enchimento de copos e garrafas, diferente da versão anterior que também conta com uma bica de jato para boca. A mudança das opções de retirada da água reforça o cuidado da IBBL para reduzir o risco de contaminação pelo contato direto da mão na superfície do purificador. As características técnicas do produto são mantidas, preservando a alta capacidade de refrigeração e o baixo consumo de energia.

  • PDF Sensor:

PDF Sensor

Outro produto que também integra a linha Protect e possui características para evitar o contato e contaminação viral, é o PDF Sensor, desenvolvido com sensor Air Touch que permite o acionamento de água sem o toque das mãos, bastando se aproximar a, no mínimo, 6 cm de distância dos sensores para acionar a retirada de água pela torneira. O acionamento de água natural é reservado pelo sensor da lateral esquerda do aparelho, enquanto a água gelada é ativada pelo sensor da lateral direita.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a linha de purificadores de água contra contaminação da linha Protect IBBL.