O número de pessoas com doenças renais aumenta anualmente. Só em 2016, eram mais de 120 mil brasileiros com algum tipo de patologia renal. As causas? Várias, como hereditariedade, alcoolismo, sedentarismo, diabetes, hipertensão, obesidade e, claro, pouco consumo de água.

Repetindo: consumo de água! Sim, é importante frisar porque muitas pessoas acabam confundindo essa necessidade com a de consumir mais líquido. Sucos e chás, que até possuem nutrientes benéficos para os rins, por exemplo, passam longe de ser substitutos da água no auxílio à filtração renal.

A função e importância dos rins

Os rins estão entre os órgãos humanos que mais precisam de volume de água para manter o pleno funcionamento. Pesquisas indicam que eles requerem que cerca de 80% do seu volume seja composto por água, garantindo que a sua função de filtrar o sangue para a excreção das impurezas do organismo, através da urina, seja eficiente.

Quando o consumo de água é baixo, esse órgão cria uma reserva de líquido com a própria urina, o que pode provocar o aparecimento de pedras nos rins e na bexiga (cálculo renal). Ou seja, para evitar problemas renais é essencial consumir muita água!

Quanta água beber por dia?

O consumo necessário de água, sem contar algumas exceções, é definido por uma conta simples, que multiplica cada quilo do seu peso por 35 mililitros (ml) de água.

Uma pessoa com 75 quilos, por exemplo, deverá consumir 2,6 litros por dia (75 kg x 0,035 litros = 2,625)

Em outro exemplo, com 60 quilos, a pessoa precisa de 2,1 litros diariamente (60 x 0,035).

Com essa informação, fica mais fácil controlar, através de um recipiente, (garrafa, copo, squeeze, etc.), o consumo necessário.

Veja mais detalhes sobre o consumo ideal neste link.

De olho na qualidade da água

Tão importante quanto a quantidade de água ingerida, é a qualidade dela. Adquirir um purificador de água é a primeira atitude que uma pessoa deve tomar para garantir à ingestão de uma água de qualidade. Os purificadores de água são garantia não apenas de qualidade, mas também de economia a longo prazo e praticidade.

Para saber como garantir a qualidade da água, não deixe de conferir esse outro artigo que preparamos: Como posso garantir a qualidade da água que estou ingerindo?

Para te ajudar nessa missão, conte a IBBL, empresa especialista em água a mais de 30 anos. Acesse o nosso site para conhecer a linha completa de purificadores de água. Com certeza, um deles será o melhor para você!

Beba mais água, para evitar problemas renais, e até a próxima. 😉💧