A escola é um ambiente de aprendizado e formação humana. Como os alunos passam horas por dia nelas, é preciso tomar providências para tornar esse período agradável e saudável. E a água que eles estão ingerindo é ponto de atenção máxima nesse quesito.

Acredite: há inúmeros casos de instituições de ensino que são interditadas por não oferecerem água apropriada para consumo. Para evitar novos casos, listamos abaixo 4 cuidados que as escolas devem ter para eliminar esse problema.

  1. Evitar as torneiras

Se a instituição de ensino possui torneiras para fornecer água aos alunos, está aí um grande problema. Isso porque essa água vem, diretamente da rede de distribuição ou de caixas d’água.

Porém, até chegar na escola, a água percorre um longo caminho pelos canos, podendo acumular sujeiras. Além disso, com o tempo, reservatórios como caixa de água, acumulam sujeiras. É recomendado que a caixa seja higienizada a cada seis meses. Mas, muitos não seguem esse cronograma, o que pode gerar problemas na qualidade da água que chega à torneira.

Outro ponto de atenção é que as companhias de saneamento básico adicionam cloro nas estações de tratamento. Isso é feito para eliminar as impurezas, mas esse cloro pode ser nocivo se ingerido em grande escala.

Isso explica por que a maioria dos casos de escolas interditadas ocorreu pelo fato de os alunos consumirem água da torneira, sem tratamento adequado para o consumo.

  1. Instalar filtro ou purificador

Muitas escolas podem indicar que não possuem filtros ou purificadores de água por falta de planejamento ou da famosa ‘verba’. O que elas não ponderam é que o gasto pode ser 4 vezes maior quando não há o tratamento correto. Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) traz o dado concreto de que cada dólar gasto com o tratamento de água e esgoto gera a economia de 4,3 dólares com saúde.

Por alto, isso explica que adquirir um purificador de água para a instituição de ensino não deve ser encarado como gasto. Pois, isso é um investimento para a saúde e qualidade de vida não apenas das crianças, mas de todos os professores e funcionários que ali trabalham.

  1. Água utilizada na comida

Não é só a água que os alunos bebem que deve ser tratada. A água utilizada na cozinha também precisa ser confiável. Isso é seríssimo, pois o uso de água contaminada no cozimento da merenda, por exemplo, pode ter um potencial de contaminação muito maior do que a própria torneira ou bebedouro.

E ainda, mesmo que seja utilizado água da torneira, que vem potável das concessionárias, ela não é ideal para consumo, como já explicamos no primeiro tópico.

  1. Campanhas de conscientização

Além de fornecer água de qualidade, as escolas têm a missão de tornar os alunos críticos nesse ponto. Para isso, ela deve abordar a importância de um líquido potável, puro e apto para consumo em suas ações pedagógicas-educacionais.

Com essa educação, as próprias crianças passam a fiscalizar o que consomem, além de ficarem habituadas ao uso de purificador de água. Consequentemente, essas informações são transferidas para os pais, amigos e familiares e ampliam a segurança hídrica para a saúde da população.

 

Agora que você já sabe de alguns cuidados que as escolas devem ter com a água fornecida aos alunos, clique aqui e conheça nossa linha de purificadores de água e bebedouros. Eles são ideais para escolas e outros locais com grande fluxo de pessoas.

Dica IBBL:

O Smart H2O é um purificador inovador e ecologicamente correto que traz duas diferentes formas de beber água. Ele possui um jato para a boca que oferece consumo direto, e um sensor inteligente para encher squeezes. Dessa forma, o produto estimula o uso de garrafas retornáveis.

É a certeza de mãos livres, elimina riscos de contaminação e desperdício de água. O Smart H2O é tecnologia a favor do meio ambiente. Ele entrega praticidade e saúde para sua empresa, academia, clube, escola ou condomínio.