Vivemos tempos em que a palavra de ordem é produtividade, queremos alcançar resultados satisfatórios para nós e para aqueles que nos cercam e, de preferência, queremos isso rápido. Com isso, assumimos multifunções e estamos o tempo todo procurando maneiras de encaixar mais e mais tarefas no nosso dia. É aí que se esconde o grande vilão para nossa saúde psicológica e física.

O ritmo acelerado do dia a dia pode ser uma armadilha quando não temos momentos de pausa. Toda essa correria eleva nosso nível de estresse e preocupação. Para fugir desse desgaste, é importante reservar um momento do dia para desacelerar, fazer um balanço do que realizou e carregar a bateria para os desafios da manhã seguinte. Afinal, é essencial manter o equilíbrio. 

Mas até para desacelerar é preciso de rotina. De acordo com o psicólogo Jeremy Dean, autor do livro Making Habits, Breaking Habits, uma ação leva em média 66 dias para se tornar um hábito, ou seja, esse é o tempo estimado para que essas atividades inseridas no seu dia se tornem parte automática da sua rotina e tragam resultados.

Para ajudar nessa missão de autocuidado, selecionamos algumas sugestões de atividades para criar uma rotina noturna que te deixe em um mood relaxado. Se você é do tipo que rola na cama a noite inteira ou sofre de insônia, essas dicas podem te ajudar.

Fechado para balanço

Antes de se preparar para uma boa noite de sono, é importante planejar o próximo dia, já que manter uma rotina organizada é uma ótima estratégia para ter um dia mais tranquilo e não perder nenhum compromisso pela exaustão. Para tornar essa atividade mais simples, contar com o uso de agendas e planners pode ajudar, esses materiais são facilitadores de rotina e te auxiliam a ter uma melhor visão da sua semana.

Pondere sobre os objetivos e metas planejadas para o dia, esse é o momento para avaliar seus pontos de melhoria para que o dia seguinte seja ainda mais proveitoso. Comece listando as atividades que ficaram pendentes para finalizar, depois classifique o que deve ser feito com prioridade e anote as ideias e projetos que surgirem em mente: colocar nossos pensamentos no papel ajuda a pensar de forma mais clara!

Também vale deixar a roupa e os demais objetos preparados para enfrentar o dia seguinte, já que evitar imprevistos impede atrasos e essa cautela nunca é demais.

Hora do banho quentinho

Depois de um longo dia, nada como um banho quente para desacelerar e trazer aquela sensação de conforto. Culturalmente, nós brasileiros temos o costume de tomar muitos banhos ao longo da semana, diferente de outras populações de regiões mais frias que o clima tropical brasileiro, é comum por aqui tomar mais de um banho por dia. Muito além da higiene, essa é uma ótima solução para entrar no clima de descanso e mostrar para o seu corpo que está chegando a hora de desligar.

Banhos quentes ajudam a diminuir as dores musculares, combatem a dor de cabeça, reduzem cólicas e outros desconfortos e ainda podem despertar boas ideias, mas lembre-se, a intenção aqui é se desconectar dos compromissos e relaxar.

Contudo, fica aqui um ponto de atenção, não é preciso de banhos longos para relaxar, a responsabilidade sustentável deve vir em primeiro lugar. Por isso, lembre-se: Banhos sempre rápidos para economizar água e colaborar com o meio ambiente.

Desconecte do que te mantém agitado

Dia planejado, banho tomado, agora você já pode dedicar aquele tempinho para uma atividade leve e contemplar sua companhia ou de quem estiver com você. Para quem tem gosto pela leitura, esse é o momento ideal para mergulhar nas páginas de um bom livro. Estudos mostram que a leitura ajuda a diminuir o ritmo cardíaco e relaxar as tensões musculares, além de ajudar na concentração e combater à insônia.

Evite se expor a telas nesse momento do dia, chegou a hora de se desconectar do celular e dar uma pausa para regular o sono.

Se o dia pedir um relaxamento mais profundo, aposte nas meditações. Para quem não está habituado a essa prática, basta recorrer às meditações guiadas, você pode encontrar vários formatos na internet e escolher o que mais se adapta a você. Dê uma chance, vale a tentativa!

Tudo pronto, estamos quase lá

Depois de seguir todos esses passos, certamente você já está preparado para uma noite de sono de qualidade, mas se ainda assim precisar de uma ajudinha extra, os chás de efeito relaxante vão fazer isso por você. Que tal o chá de camomila? A camomila atua sobre o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa fique mais calma. Outras opções são o chá de erva-cidreira e o chá de maracujá. A escolha do sabor fica a seu critério, são muitos os ingredientes com ação para essa finalidade e dá para variar durante a semana. Opte pelo chá sem nenhuma adição de açúcares ou adoçantes, pois além de reduzirem a ação dos fitoquímicos (cuja função é proteger e otimizar o funcionamento celular do organismo), essas substâncias nos deixam ainda mais agitados, exatamente o contrário do que esperamos.

Ah, não se esqueça da água pura para o preparo do seu chá. E se o assunto for água pura, somos especialistas. Conheça nossas soluções para purificação de água, temos o modelo de purificador perfeito para o preparo de bebidas quentes com mais agilidade. Clique aqui e confira! 😊

 

A qualidade de vida e o bem-estar dependem de muitos fatores e, sem dúvidas, o sono regulado é um deles. Gostou das dicas? Coloque-as em prática e nos conte aqui nos comentários qual foi o resultado!