Apesar de ser uma prática duvidável, beber água da torneira ainda é relativamente comum, pelo menos mais do que deveria. Apesar de em certos locais ela ser, teoricamente, própria para o consumo, essa água sem um processo de tratamento extra pode ser bem prejudicial a sua saúde, e de sua família. Dificilmente a água da torneira irá fazer algum mal imediato muito grave, visto que ela de fato passou por um processo de tratamento, mas isso não significa que ela não faça mal. Confira então, 5 fatos que comprovam que você deve parar de consumir água direto da torneira. 

1 – Os problemas que podem ocorrer com água 

A água da nossa torneira passou por um tratamento bem longo, por isso, ela está disposta a diversos problemas ao longo do caminho. Desde o processo de tratamento ou armazenamento, que podem ser impróprios, até a passagem por canos sujos e sem manutenção, a água que sai da nossa torneira teve uma jornada e tanto. O problema é o que ela encontra neste caminho. 

2 – As substâncias encontradas na água da torneira 

Por conta disso tudo, a lista de substâncias com a qual a água tem contato após tratada é bem grande. Algumas delas são: 

  • Compostos Orgânicos Voláteis: são substâncias encontradas em solventes e que tem um processo de remoção bem complicado; 
  • Flúor: Existe uma certa polêmica em relação ao consumo de flúor. Acredita-se que o consumo em excesso faz mal. Inclusive, diversos países da Europa baniram o seu uso; 
  • Metais pesados: Diversos metais pesados como o arsênico, o alumínio, o mercúrio e o chumbo. Cada um causa problemas, como o câncer e problemas no sistema nervoso e em órgãos vitais, como o fígado; 
  • Bactérias e Vírus: São extremamente comuns, e encontrados em encanamentos mal cuidados e armazenamentos feitos ao ar livre, quando a água tem uma exposição ao ambiente; 
  • Cloro: O cloro é bem comum, mas a sua ingestão é prejudicial à saúde humana; 

3 – Os remédios 

Atualmente outro problema que tem se tornado bem comum é a quantidade de remédios encontrados na água. Esses são eliminados de maneira indevida, e acabam encontrando a rede de tratamento de água durante o seu percurso. 

O problema é que as estações de tratamento têm pouco recurso para lidar com esse problema recente. Por isso, a presença desses remédios acaba sendo considerável, gerando possíveis reações, especialmente a quem alergia a algum remédio. 

4 – Ferver não ajuda muito 

Uma atitude bem comum e bem tradicional é ferver a água. Mas isso não é garantia de nada. Ferver a água ajuda a eliminar os microrganismos, mas ainda mantém os compostos utilizados para o seu tratamento, como o próprio cloro, que também é muito perigoso para a saúde. Por isso, esse processo não vale muito a pena. 

5 – A caixa d’água 

Enquanto as estações de tratamento fazem o que podem para tornar a água própria para consumo, elas têm pouco controle sobre as caixas d’água mais próximas ao consumidor final. É recomendado que a caixa seja higienizada a cada seis meses, e não seguir esse cronograma e essa prática pode gerar problemas na qualidade da água que chega a torneira dos moradores. 

Apesar de o tratamento teoricamente resultar em água que pode ser consumida, existem muitos empecilhos no caminho que podem prejudicar a sua qualidade e fazer um mal considerável. Por isso, não vale a pena arriscar. 

A melhor água para beber 

Os filtros e purificadores de água são as melhores opções: podem tratar a água em casa, sendo um processo mais dinâmico, rápido, além de ter menor custo a longo prazo em relação ao líquido envasado. Para garantir água pura e de qualidade para você e sua família, conte com a IBBL, que é especialista em água há mais de 30 anos. Confira em nosso site excelentes opções de purificadores de água e se inscreva no Clube IBBL para conhecer mais sobre o assunto.