Boca fechada, bracinhos cruzados e cabecinha para trás: essa é a reação de muitas crianças quando lhes é oferecido um copo de água. Principalmente durante a fase de introdução alimentar, esse é um comportamento compreensível pois o paladar do bebê ainda está em construção e é normal a rejeição de certas bebidas e alimentos (muitas vezes antes mesmo de experimentar). Para os pais, essa resistência é motivo de preocupação, visto que a hidratação infantil é um dos pilares para um desenvolvimento saudável.

Nesses momentos a palavra-chave é o incentivo.

Assim como para tantas outras fases com os pequenos, o incentivo é aquele empurrãozinho necessário para que eles se sintam seguros e animados para dar mais um passo em direção a um novo hábito.

De acordo com os pediatras, o momento ideal para inserir a ingestão de água na rotina do bebê é aos seis meses de vida. Mas é preciso ter paciência e respeitar o ritmo de cada um, oferecendo pequenos golinhos ao longo do dia até que o bebê se acostume.

Substituir a água pelo refrigerante, pode?

Para as crianças maiores, os principais obstáculos para o consumo adequado de água são as bebidas açucaradas, como os sucos e refrigerantes. Afinal, qual a escolha lógica quando um paladar infantil precisa decidir entre um copo de refrigerante ou um copo de água?

Mas é importante saber que a água não deve, em hipótese alguma, ser substituída pelo refrigerante no dia a dia das pessoas, principalmente das crianças. Somente a água garante o funcionamento correto do organismo, eliminando as toxinas do corpo e fazendo a reposição de nutrientes e minerais.

A desidratação causa excesso de sódio no sangue, problemas intestinais, queda da pressão arterial e, a longo prazo, pode causar danos mais severos à saúde.

Se para um adulto já é difícil manter a saúde em dia sem a quantidade apropriada de água, imagine para as crianças com o sistema imunológico ainda em desenvolvimento? Por isso a importância da hidratação infantil correta.

Quando beber bebidas açucaradas ao sentir sede se torna um costume, aumenta-se as chances do desenvolvimento de doenças graves, como diabetes, problemas cardíacos e a temida obesidade infantil.

Como fazê-los gostar de beber água?

O universo das crianças é lúdico, por isso é normal que eles se interessem mais por atividades e objetos que oferecem uma fonte de diversão. É assim na hora de comer, por exemplo. Quem nunca recorreu à velha tática do “aviãozinho” para atrair o interesse da criança na hora da refeição e fazê-la se alimentar apropriadamente? Por isso, o grande desafio para convencê-los a beber água ao longo do dia está em fazê-los gostar da água é tirar a pressão desse momento.

Algumas dicas práticas podem te ajudar com isso:

  • Ofereça sempre!

Insistir pode ser incômodo para ambas as partes, mas é necessário. As crianças nem sempre vão procurar pela água, distraídas pelas tarefas e brincadeiras do dia a dia. E é exatamente entre uma atividade e outra que está a oportunidade de hidratação. Aproveite esses momentos para oferecer um copo de água.

  • Seja o exemplo

Se os filhos são o reflexo dos pais, nada mais justo que garantir a eles um exemplo positivo. A regra se aplica aos hábitos de alimentação e a todos os outros. Seu filho dificilmente vai gostar da ideia de comer brócolis enquanto te assiste comer uma fatia de pizza. A mesma lógica se aplica ao hábito da hidratação correta. Hidrate-se regularmente e mantenha a água sempre à vista e deixe a criança seguir seus passos.

  • Que tal um lembrete?

Lembrar de beber água na frequência ideal é um desafio até para nós, adultos. Certamente os pequenos também precisam de lembretes ao longo do dia para procurar o líquido.

Que tal incluí-los na tarefa de marcar o horário para ingerir um copo de água? Eles podem adorar o desafio!

A ideia é criar um marcador que seja de fácil entendimento para que eles possam se orientar. Um relógio de ponteiro na parede pode ser útil. Especialmente para as crianças que já conhecem os números, uma sugestão é propor a brincadeira de observar o relógio e desafiá-los a beber água sempre que o “ponteiro grande” (dos minutos) chegar ao 6, por exemplo. Assim, a cada hora que passar seu filho vai saber que chegou o momento de se hidratar.

Seu pequeno vai se sentir orgulhoso por estar no controle da situação e, aos poucos, a água vai fazendo parte do seu dia até que naturalmente a brincadeira com o relógio não será mais necessária, uma vez que o hábito da hidratação já estará criado.

  • Seja criativo!

A tarefa vai ficar mais difícil se você só oferecer a água em um simples copo transparente. Aposte em uma garrafa/copo divertido, como um modelo estampado com o personagem preferido da criança. Criar uma relação afetiva com o objeto pode ser uma alternativa para incluí-lo na rotina do seu filho e, automaticamente, gerar o incentivo necessário para ajudá-lo a beber água frequentemente.

  • Do it yourself!

Outra ideia que pode ajudar é convidá-lo para customizar a própria garrafinha com adesivos impermeáveis ou tinta spray atóxica, é só deixá-lo soltar a criatividade. Além de criar um momento de diversão e boas lembranças entre pais e filho, a criança pode sair da atividade mais animada para usar a garrafinha.

  • Quando ele estiver mais resistente, tente a água saborizada!

Uma alternativa para ganhar o paladar das crianças é a água saborizada. Preparada com água pura, frutas e sem adição de açúcar, a água saborizada é uma ótima opção para a hidratação e o sabor adicionado pelos ingredientes pode ser mais atrativo que do líquido puro.

Leia também: Conquiste a todos com essas opções de água saborizada

Qual a quantidade de água correta para hidratação infantil?

O consumo ideal de água para os humanos é de 35 ml/kg, regra que se aplica para adultos e crianças. A partir desse cálculo, fica mais fácil garantir a hidratação correta dos pequenos.

Mas é importante ressaltar que cada organismo é único e algumas condições de saúde demandam cuidados diferentes, por isso é importante levar o tema hidratação infantil para as consultas com o pediatra e checar pelos exames se está tudo em dia.

Coloque as dicas em prática e volte para nos contar o que funcionou com seu pequeno. Nossas redes sociais são canais abertos para tirar dúvidas, solicitar suporte técnico ou conversar sobre hidratação, saúde e qualidade de vida. Procure por @ibblbrasil nas principais redes e envie sua mensagem ou comentário! 😊