Manter-nos saudáveis ​​é um objetivo que todos podemos compartilhar e, felizmente, existem medidas que podemos tomar para aumentar nossas chances de permanecer bem e combater infecções. E são tão simples quanto manter-se hidratado.

“A água é vital para o funcionamento de todos os seus órgãos e é de grande importância para manter o sistema imunológico funcionando no nível ideal”, diz a Dra. Jyothi Tirumalasetty, professora assistente de medicina da UCLA Health – Los Angeles, Califórnia, EUA –  no departamento de imunologia clínica e alergia. “Somos feitos de 60% de água. Se estivermos desidratados, todo o sistema de imunidade pode começar a falhar. ”

A hidratação adequada, juntamente com nutrição e sono adequados, é um componente essencial de um sistema imunológico saudável.

Desidratação nos torna mais suscetíveis aos germes 

A Dra. Tirumalasetty descreve o sistema imunológico como “nosso próprio guarda-costas privado” contra infecções e outros elementos nocivos. É composto de vários componentes que incluem células, tecidos e órgãos. Um desses órgãos que conhecemos bem: a nossa pele. “É uma barreira que te protege”, diz ela. Quando nossa barreira cutânea é prejudicada, ela pode se tornar uma porta aberta para que patógenos, como bactérias e vírus, entrem em nossos corpos.

O sistema imunológico inclui células T que combatem infecções e trabalham junto com as células B, que produzem proteínas chamadas anticorpos que viajam pelo sangue. “Esses anticorpos vão reconhecer patógenos e começar a mudar”, diz ela. “Quando eles encontram uma nova bactéria, eles dizem: ‘Ah, eu preciso mudar e aprender a reconhecer isso.’ Na próxima vez que entrar no seu corpo, esse anticorpo o atacará com força total”.

Dra. Tirumalasetty descreve a água como “um solvente” que ajuda esses e outros elementos do sistema imunológico a trabalharem juntos. “A água carrega componentes importantes do sistema imunológico, incluindo nutrientes, para onde eles precisam ir e leva o lixo de órgãos que são subprodutos do nosso metabolismo diário, à medida que consumimos alimentos e os transformamos em energia”, diz ela. Se não for eliminado, esse resíduo pode se tornar tóxico e enfraquecer o sistema imunológico.

 

Tornar a hidratação uma prioridade

Em 2004, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina estabeleceram recomendações gerais para a ingestão diária de água para pessoas saudáveis ​​e sedentárias em climas temperados: cerca de 2,7 litros de água para mulheres e cerca de 3,7 litros para homens. Os pesquisadores descobriram que cerca de 80% da água total das pessoas vem de água potável e outras bebidas; os outros 20% são derivados de alimentos.

No entanto, a Dra. Tirumalasetty enfatiza que seus pacientes mudem para a água em vez de beber mais opções prejudiciais como sucos e refrigerantes. Ela também diz que a quantidade de líquidos que os indivíduos devem beber depende, em grande parte, de vários fatores. Pessoas que se exercitam muito ou estão em climas quentes provavelmente precisam mais do que a quantidade recomendada, por exemplo. Da mesma forma, idosos com doenças cardíacas ou renais podem precisar limitar a ingestão de água se o corpo não puder regular tanto líquido.

A médica diz que uma regra universal é que, quando você está com sede, você já está desidratado. Planeje beber bastante água com as refeições e, se necessário, utiliza de alguns truques, como adicionar sabor à água, ela diz, ou aqueça e adicione chá de ervas. Você também deve comer alimentos ricos em água, que incluem melancia, morangos e espinafre. “É como dormir oito horas e comer adequadamente”, diz Tirumalasetty. “Obter água suficiente é um enorme componente de bem-estar ao meu ver.”

 

QUER MELHOR ÁGUA POTÁVEL EM SUA CASA?

Ter água de melhor qualidade em sua casa é mais importante do que nunca. Utilizar purificadores de água trará mais segurança e economia para o seu lar. Você não precisa sair de casa para comprar água. A Ibbl tem a melhor solução para você e sua família. Compre sem sair de casa: https://www.ibbl.com.br/

 

*Texto criado por Culligan Water e traduzido por Ibbl.

Fonte: https://www.culligan.com/blog/why-water-is-essential-for-a-strong-immune-system/