Após a gestação e o nascimento do bebê, a época de amamentação é crucial para o fortalecimento e a saúde da criança. Por ser tão importante em nosso desenvolvimento, o aleitamento materno deve ser acompanhado de uma alimentação saudável da mãe para que a criança absorva todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável. 👩🏻👶🏻

Esse é o período em que a mãe, além de cuidar de seu filho, deve também dar toda a atenção para a sua saúde e seus cuidados. É através de detalhes como a alimentação, que o leite produzido será positivo para a criança absorver os nutrientes, e para que a mãe consiga manter uma produção de leite adequada para que o bebê possa usufruir dessa alimentação por até dois anos (tempo ideal para o aleitamento materno).

Mesmo após a introdução de outros alimentos externos, o leite materno é o principal alimento dado ao bebê durante esse período. Este é responsável por dar toda a nutrição necessária para o desenvolvimento geral da criança e para evitar que essa criança pegue doenças com facilidade.

E, se você estiver complementando a amamentação com fórmula, não deixe de conferir este outro artigo, em que falamos sobre os riscos de aquecer mamadeiras de plástico no micro-ondas. 🍼

Apesar de o leite materno ser forte e ter uma qualidade incomparável, a mãe não está desprotegida de problemas derivados da desnutrição materna, que prejudica a saúde de ambos. Se a desnutrição acarretar na diminuição da produção de leite, o desmame precoce irá acontecer, o que vai prejudicar a absorção dos nutrientes primários para o bebê.

Caso a alimentação esteja errada, é possível enxergar alguns sintomas na criança que apontam essa deficiência, como cólicas constantes, reações alérgicas, gases, irritações, etc. Por isso, é preciso sempre ficar de olho nos sinais que a própria criança dá e procurar rever a dieta junto com um especialista. Veja a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de se alimentar nesse período:

Recomendações

Alimentos naturais como frutas, legumes e verduras são indicados nesse período. 🍎🍌🥦🥕 Estes alimentos são ricos em vitaminas e nutrientes que conseguem enriquecer o leite materno. Opte sempre por alimentos naturais e saudáveis para seu cardápio,  substituindo os famosos industrializados que, além de não conterem nutrientes positivos, ainda podem trazer prejuízos para a saúde da mãe e, consequentemente, do bebê.

Opte também por consumir alimentos ricos em ferro: carne vermelha magra, fígado, feijões e verduras escuras; e em cálcio: leite, iogurte, queijo, salmão, couve, espinafre, almeirão, etc.

A hidratação também deve ser cuidada. O ideal é ingerir cerca de três litros de água por dia nesse período. Mais do que a quantidade, é importante atentar-se à qualidade da água consumida: purificador de água bom e confiável você encontra só com quem é especialista em água, a IBBL. Conheça mais sobre a empresa clicando aqui.

Além disso, outros fatores também influenciam diretamente na qualidade do leite que não necessariamente tem a ver com alimentação, como o descanso, a saúde mental da mãe, o hábito de amamentar com frequência durante esse período e a conexão da mãe com a criança.

O que não fazer?

Como já mencionado, ingerir alimentos industrializados não é algo recomendado. Evite gorduras saturadas, açúcares, bebidas alcoólicas e café. Estes podem ir para o leite do bebê e provocar os mesmos problemas no bebê.

Além disso, evite tomar refrigerantes. Opte por sucos naturais que irão proporcionar vitaminas diversas para você e para o leite.

Cuide da sua hidratação nesse período. Se inscreva no Clube IBBL e conheça a nossa loja virtual: www.ibbl.com.br.