Você certamente já ouviu falar que entre 60% e 70% do corpo humano é composto por água. Só este dado já serviria para fornecer um indício da relevância de se manter bem hidratado, especialmente em vista do fato de que o nosso corpo pode eliminar até 2,6 litros por dia. Isso é apenas o princípio. Podemos detalhar ainda mais o porquê de ela ser importante para a nossa saúde. Se decompormos a quantidade do líquido presente em nosso organismo, temos que:

• O cérebro humano possui 75% em sua constituição;
• O sangue apresenta 81%;
• Músculos 75%;
• Pele 64%;
• Juntas 83%.

É por esta presença expressiva que uma queda de apenas 2% no índice total já resulta em sinais de desidratação. Além de causar fadiga, esta pequena variação é suficiente para afetar memória, atenção e capacidade de raciocínio. Com relação ao consumo insuficiente em longo prazo, este pode ocasionar problemas de saúde, como infecções urinárias. A verdade é que o corpo humano não pode funcionar corretamente sem a água. Entenda melhor a razão.

O papel da água para a saúde humana

A água está presente em grande quantidade no nosso corpo, pois ela é o componente mais abundante nas células. Também presente em tecidos extracelulares, ela facilita processos naturais do corpo. Digestão e controle do metabolismo são exemplos – e até na manutenção da temperatura corporal ela tem um papel.

Por compor o plasma sanguíneo este líquido é indispensável para o transporte de oxigênio e nutrientes pelo corpo. Ela exercerá ainda um papel fundamental para eliminar toxinas do organismo. Nossos sentidos, como visão e audição, também são dependentes dela. Basicamente todo mecanismo corporal depende direta ou indiretamente deste elemento, a tal ponto que não é possível resistir a mais do que 4 dias sem bebê-la.

Em um ambiente muito frio pode-se chegar aos sete dias no máximo. Já sem comida é possível aguentar um longo prazo, entre 20 e 30 dias. Nem mesmo o nosso cérebro escapa da necessidade do líquido. O motivo: as membranas que envolvem o sistema nervoso são lubrificadas por substâncias em que ele é principal componente.

Benefícios de se manter bem hidratado

Como vimos, a água é importante para o correto funcionamento do organismo. Além de tudo que citamos, vale lembrar ainda que ela alimenta os fluidos das articulações e é parte importante do líquido amniótico. Este último tem papel de proteção durante a gravidez, envolvendo o feto. Em resumo os benefícios do elemento são:

• Estímulo dos músculos – a falta de líquidos ocasiona a fadiga muscular;
• Melhora a aparência da pele – O colágeno precisa dela para se renovar e ser efetivo na sustentação epitelial.
• Colabora para o bom funcionamento dos rins – Estes são responsáveis pelo processo de eliminação de toxinas que resulta na urina. Sem a quantidade adequada do líquido podem surgir problemas, como as pedras.
• Ajuda no bom funcionamento do intestino – ela atua dissolvendo a fibra ingerida e assim, evitando as prisões de ventre.

Inscreva-se no Clube IBBL

Tão importante quanto ingerir uma quantidade adequada do líquido é garantir a sua pureza. Se você procura por purificadores para garantir a qualidade da sua água, então se inscreva no Clube IBBL. Ganhe descontos nos nossos produtos e receba informações exclusivas. Para descobrir mais a respeito acesse a página: https://purificador.ibbl.com.br/clube