Exercício físico é sinônimo de saúde, bem-estar, qualidade de vida e longevidade. Para potencializar e não correr variados riscos é necessário que o atleta, seja amador ou profissional, mantenha-se hidratado durante as práticas. Ou seja: é indispensável que as pessoas entendam porque é importante beber água durante a prática de exercícios físicos.

Se você já assistiu alguma competição em alto nível, como modalidades coletivas ou de atletismo, deve ter reparado que os atletas constantemente se hidratam durante a competição. Mas, por que isso? Qual a consequência? O que ocorre se a pessoa não beber água durante a prática de exercícios físicos? É disto que iremos tratar abaixo.

A hidratação

Fatores como a temperatura, umidade relativa do ar e intensidade do exercício físico podem fazer a pessoa perder quase dois litros de água em apenas uma hora. A principal consequência é a desidratação: através do suor o corpo elimina muito líquido e, consequentemente, perde suas reservas de água, acelerando o trabalho do metabolismo, como o bombeamento de sangue.

Assim, beber água durante a prática impede que você tenha o principal problema dos atletas nesse sentido: a desidratação. O mito de que ingerir líquidos durante o treino afeta o desempenho pode trazer consequências totalmente contrárias, como o tema do nosso próximo tópico.

Menos água, menos intensidade

A intensidade da prática esportiva vai diminuindo à medida que o corpo vai desidratando. Segundo os especialistas, a perda de 2% do total da água do corpo já diminui o rendimento do atleta, que baixará não apenas a capacidade muscular, mas também pode trazer problemas na concentração e foco – principalmente em esportes que exigem isso.

O cenário fica caótico quando a desidratação chega a mais de 5%: pode ocorrer problemas como demência ou coma e, em alguns casos, até mesmo a morte. Sendo assim, não apenas é importante beber água durante a prática de exercícios físicos, como também indispensável para o rendimento e saúde da pessoa.

Benefícios da hidratação nos exercícios físicos

Já falamos da importância da água para nossa saúde nesse post. Falando especificamente dos exercícios físicos, a água é um poderoso aliado das melhores performances, menores dores, alta intensidade e regulação do organismo. A hidratação nos exercícios físicos traz não apenas soluções preventivas, como os benefícios abaixo que são diretos para o organismo do atleta:

Reduz o cansaço e a fadiga, durante e depois da atividade;

– É um ‘parceiro’ da vasodilatação, que elimina toxinas no sangue, através da melhor na circulação sanguínea;

Não possui calorias, contribuindo para exercícios que buscam a perda de peso;

Ajuda a evitar cãibras, que acontecem por falta de nutrientes e um organismo bem hidratado.

Quanto de água devo beber?

Os valores variam de acordo com tamanho, peso e condições que o atleta é submetido. Meio litro de água uma hora antes e intervalos regulares durante a prática esportiva, de acordo com a necessidade do atleta, ajudam não só a combater a desidratação, como trazem os benefícios que elencamos anteriormente.

Vale destacar que há líquidos compostos, como os isotônicos, que repõem a perda de mineiras que também são eliminados com o suor. Contudo, esse tipo de bebida deve ser controlado e indicado por especialistas de acordo com a intensidade de cada esporte, melhorando e tornando mais prazeroso o seu exercício físico.

Siga-nos no Instagram (@ibblbrasil) para ficar por dentro das novidades e dicas. Não deixe de conhecer nossos produtos no site da IBBL. Somos especialistas em água, se você quer ter água pura e de qualidade conte com nossa linha de purificadores.