Para quem está dedicado em entrar em forma, manter uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada é indispensável, mas será que é o suficiente? Se você vem encontrando dificuldades para diminuir as medidas, a retenção de líquidos pode ser a culpada.

Quando se trata de navegar pela internet em busca de conteúdos sobre saúde e auto estima, é comum sermos bombardeados de dietas milagrosas e dermocosméticos que prometem trazer o corpo dos sonhos em poucas semanas. Em meio a tanta informação, fica difícil saber o que realmente funciona.

E a retenção de líquidos é um dos assuntos que mais causam dúvidas nesse processo de emagrecimento e pode ser um pesadelo para muita gente.

Será que você sabe o suficiente sobre esse inimigo do estilo de vida fitness? Reunimos os mitos e verdades mais escutados sobre a retenção de líquidos para ajudar a sanar as principais dúvidas.

Mas antes, saiba o que é e no que interfere esse fenômeno:

O que é e como é causada a retenção de líquidos?

Resumidamente, a “retenção de líquidos” é a maneira popular de se referir ao acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos subcutâneos, causador de inchaços geralmente observados nas pernas, barriga e mãos.

A retenção de líquidos costuma atingir e incomodar mais às mulheres, devido a vários fatores, como alterações hormonais, por isso é importante manter os exames ginecológicos em dia.

Outras possíveis causas para essa disfunção são as variações de pressão sanguínea, ingestão excessiva de alimentos ricos em sódio, sedentarismo, reações alérgicas ou efeitos colaterais de medicamentos, ação da força gravitacional e má circulação sanguínea no corpo.

Fato ou fake?

Parar de tomar água durante o período de retenção de líquido ajuda a diminuir o inchaço?

MITO! Manter a hidratação do corpo com a ingestão de água nas quantidades adequadas é indispensável para combater a retenção de líquidos, pois ajuda a eliminar as toxinas pela urina e garante o melhor funcionamento dos rins. A desidratação é uma das causas do inchaço, por isso deve ser evitada.

Frutas diuréticas ajudam a evitar e diminuir o inchaço?

VERDADE! Frutas com alto poder diurético como a melancia, o melão, o abacaxi, a pera, a maçã, o limão e o coco ajudam a eliminar toxinas, prevenindo e aliviando os sinais de inchaço.

Ficar muito tempo em uma posição só, como em viagens de avião, pode resultar na retenção de líquidos?

VERDADE! Estimular o movimento do corpo garante melhor circulação sanguínea e automaticamente alivia a pressão nos membros, reduzindo o inchaço. Por isso é comum observar inchaço no corpo após longas viagens de avião, o ideal é manter a hidratação, urinar sempre que sentir vontade e se alongar sempre que possível.

A retenção de líquidos sempre é indicativa de uma doença?

MITO! Os sintomas da retenção de líquido nem sempre indica a presença de uma doença no organismo. Muitas vezes o inchaço originado pelo líquido retido nas células é sinal apenas de um desequilíbrio temporário no organismo, causado por hábitos prejudiciais à saúde como a ingestão de fast food e demais alimentos com excesso de sódio e açúcar.

Acompanhamento médico é indispensável!

Inchaço é principal sintoma da retenção de líquidos

Apesar do incômodo estético que a retenção de líquidos pode causar, é importante ficar de olho em sintomas mais graves que podem indicar determinadas doenças. O inchaço é um indicativo de desequilíbrio nos mecanismos do corpo. Algumas dessas doenças são: tireoide, inflamação, problemas renais, cardíacos e hepáticos, entre outras.  Saiba quais são os sinais de alerta:

  • Inchaço nas pálpebras ao acordar;
  • Inchaço assimétrico nos membros;
  • Inchaço originado após o tratamento com determinado medicamento;
  • Inchaço grave nos pés.

Se observar um dos sintomas acima, é recomendável procurar um médico para um diagnóstico preciso.

 

A IBBL dispõe de inúmeras soluções em melhoria da qualidade da água, que você pode conferir em nosso site. Ah, não deixe de acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! 😉