Você já sabe a importância da hidratação regular e de qualidade para manter o organismo saudável. E na rua, sabe também como manter o hábito de forma segura e responsável? Confira algumas dicas para se hidratar da maneira ideal fora de casa.

Uma coisa é certa: nada como o conforto do nosso lar. Ao se hidratar em casa, é possível ter o controle da higiene aplicada no caminho do encanamento até nosso copo e atestar a qualidade do líquido e sua procedência, mas nem sempre é possível desfrutar do privilégio de ficar em casa e, nessas situações, não dá para diminuir o consumo de água.

Seja na rotina de trabalho, estudos ou compromissos pessoais, é preciso se lembrar de que, independentemente do lugar em que estamos, beber água é regra, não escolha (principalmente com as altas temperaturas do verão). Nesses casos, o cuidado com a proteção deve ser redobrado, a fim de evitar contaminações.

Água mineral engarrafada: fique atento

água mineral engarrafada

Na ausência de purificadores fora de casa, a saída mais prática para se hidratar pode ser através da água mineral engarrafada.

Essa alternativa pode ser prejudicial em muitos níveis, não só a quem consome como ao resto da população, considerando o volume de plástico descartado nas embalagens.

Além de não ser ecologicamente correta, a água mineral engarrafada pode apresentar características preocupantes quando o assunto é saúde a longo prazo, o que se intensifica quando a fonte do produto não é segura. Apesar de serem comercializadas com a premissa de pureza, problemas como diluição de plástico na água – provenientes do processo de engarrafamento – são os mais frequentes. Fatores como a quantidade de sais, ferro e magnésio adicionados ao líquido pelas marcas que utilizam fontes artificiais também preocupam especialistas.

Assim, é importante estar atento ao rótulo do produto para garantir a indicação do número de registro junto ao Ministério da Saúde, conforme orienta a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam). Outro detalhe importante que deve ser conferido na embalagem é se nela consta o endereço completo da fonte, informação que agrega credibilidade à qualidade da bebida.

Na dúvida, encha sua garrafinha antes de sair de casa e leve-a com você!

Atenção com a higiene das mãos

Muito além de cuidar da qualidade da água, proteger as mãos e as superfícies da contaminação por contato é essencial.

Imagine um ambulatório médico com uma circulação diária de centenas de pessoas, cada uma delas passou por outros lugares antes dali; teve contato com outras pessoas e, provavelmente, tocou em objetos pelo caminho. Eventualmente essas pessoas precisarão beber água no mesmo purificador/bebedouro compartilhado da sala de espera, e esse é o cenário perfeito para a contaminação viral e bacteriana.

Para se proteger e proteger o próximo, faça do álcool em gel seu melhor amigo para além da pandemia, higienizando as mãos antes e depois de tocar no aparelho.

O mercado de purificadores de água oferece opções que dispensam a necessidade do toque das mãos para acionar a água, o que torna a tarefa de se hidratar com segurança muito mais simples. Caso haja disposição deste tipo de produto nos locais em que frequenta, priorize-o.

Leia também: Afinal, bebedouros públicos são seguros?

Tolerância zero com desperdícios

Em casa ou na rua, a prevenção do desperdício de água é coisa séria.

Ao se hidratar em bebedouros compartilhados, mantenha a bica acionada somente pelo tempo necessário para retirar a quantidade que vai consumir e lembre-se de nunca utilizar esses aparelhos para lavar as mãos ou higienizar recipientes.

São pequenas atitudes que geram grandes impactos e o seu comportamento decide se serão impactos positivos ou negativos.

Não deixe de levar seu copo/garrafa com você

Outro cuidado imprescindível com sua saúde ao se hidratar fora de casa é evitar o contato direto da boca com torneiras.

No caso dos purificadores de água, geralmente é possível utilizar uma bica para boca e outra para encher copos e garrafas. Priorize sempre a segunda opção e, na dúvida, lembre-se desta informação: cerca de 50 bilhões de bactérias habitam a boca de cada indivíduo, já imaginou o resultado desse aglomerado de bactérias de várias pessoas que decidiram beber água direto na bica do bebedouro?

Por isso, leve sempre com você seu copo ou garrafinha. Hoje o que não falta é opção compacta e prática para carregar em qualquer bolsa e nunca mais se preocupar com recipiente de água fora de casa.

 

Como qualquer aspecto de saúde, a hidratação segura e responsável fora de casa depende da soma de hábitos. Na hora de tomar água, escolha sempre a segurança, pureza e qualidade. 💧💙