Uma dúvida recorrente entre as pessoas que buscam formas de tomar água em locais de espaço coletivo é: os bebedouros públicos são seguros? O que parece ser uma resposta simples de ‘sim’ ou ‘não’, possui várias características a serem analisadas – que vão desde a utilização do equipamento até a água que sai da haste metálica.

As principais dúvidas nesse sentido surgem sobre a origem e o reaproveitamento da água, além de doenças que podem ser transmitidas, visto que o equipamento é utilizado por várias pessoas ao dia. Confira, nesse artigo, se os bebedouros públicos são seguros e como utilizar, de maneira correta, esses equipamentos.

A origem da água

O primeiro ponto é definir a origem da água. Fica difícil definir qual é o sistema de abastecimento de cada local que possui um bebedouro público. Contudo, a grande maioria já conta com uma filtragem específica que impede uma água de má qualidade e que possa trazer prejuízos à saúde.

Nesse ponto, é preciso desmistificar algo recorrente, principalmente nas redes sociais: o excesso de líquido que desce pelo ralo do bebedouro não é reaproveitado. Assim como na pia da sua casa, que a água vai com destino direto ao esgoto, esses equipamentos têm o mesmo tipo de função.

A utilização dos bebedouros

Uma coisa é certa: colocar a boca diretamente nas estruturas metálicas dos bebedouros públicos pode não ser a melhor ideia. Isso porque outras pessoas podem ter feito o mesmo e, como sabemos, há o risco de contaminação pelo contato direto.

O bebedouro torna-se mais seguro quando você utiliza um recipiente próprio, como uma garrafa ou copo d’água, impedindo a aproximação de mucosas como a boca ou o nariz. Se não possuir nenhum objeto do gênero, beber o líquido apenas com a pressão do jato é a alternativa segura nesse caso.

E então: é seguro?

Se atender as características acima citadas e não apresentar nenhum defeito visível – como as hastes da vazão de água enferrujadas – o bebedouro público é seguro. Ele foi feito sob medida para atender a espaços coletivos de convívio social. Dessa forma, se trouxesse insegurança, seria retirado por órgãos competentes como a Vigilância Sanitária.

Assim, bateu a sede, precisando se hidratar e quer encher seu recipiente de água? Aposte num bebedouro público que possua as características de segurança acima citadas. Esses equipamentos são mais seguros que métodos como tomar água direto da torneira ou outras fontes onde não há filtragem.

A IBBL é uma empresa especialista em água. Seus purificadores e bebedouros entregam água pura e de qualidade para milhares de pessoas, sejam em residências ou em locais públicos. Quer ajuda para escolher o purificador ideal para sua casa? Clique aqui. E para conhecer mais sobre a IBBL e seus produtos é só clicar aqui.

E mais: o Clube IBBL conta com conteúdos exclusivos como esse, com dicas, respostas para dúvidas e muitas curiosidades. Inscreva-se e acesse nossa página com promoções exclusivas: www.ibbl.com.br.