A água está em tudo e é pauta de muitas conversas do nosso dia a dia. Quanta água devemos beber diariamente? Como economizar água em casa? Quais os prejuízos para a saúde ao ingerir água com cloro? As perguntas são muitas e, naturalmente, muitos mitos frutos do senso comum são criados e passados de geração para geração.

Uma coisa é fato: devemos valorizar a água. Uma boa maneira de fazer isso é promover a educação sobre o papel que a água desempenha em nossas vidas e a ampla gama de benefícios que uma água melhor traz.

Com isso em mente, a Culligan International encomendou a Pesquisa Global do Dia Mundial da Água em 2021, conduzida pela Toluna, para entender melhor as percepções e atitudes dos consumidores em relação à água.

Aqui, compartilhamos algumas das curiosidades mais surpreendentes que as pessoas na América do Norte não sabem sobre a água – e fornecemos alguns fatos úteis para promover uma maior compreensão desse recurso tão valioso.

Mito 1: Beber água com gás enquanto come ajuda na digestão

Quase metade dos entrevistados da pesquisa (45%) acredita que beber água com gás enquanto come ajuda na digestão.

Para tornar a água “gaseificada”, ela é infundida com gás dióxido de carbono sob pressão. A água com gás hidrata os consumidores tão bem quanto a água sem gás, mas há poucas evidências de que ela contribua para uma melhor digestão.

Mais consumidores estão optando por água com gás nos últimos anos, pois procuram alternativas mais saudáveis ​​aos refrigerantes açucarados. Desde que não tenha açúcares adicionados, a água com gás é uma escolha melhor.

Leia o rótulo nutricional antes de comprar um produto de água com gás para se certificar de que não foi adicionado açúcar.

Mito 2: A água da torneira não contém pesticidas

Mais de 1 em cada 5 entrevistados (21%) não acredita que a água da torneira possa conter pesticidas; quase um quarto não sabe se pode.

Infelizmente, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), os pesticidas nas águas subterrâneas são de fato uma preocupação, principalmente para aqueles que vivem em áreas agrícolas:

“Os pesticidas podem atingir aquíferos subterrâneos com água a partir de aplicações em campos de cultivo, infiltração de águas superficiais contaminadas, derramamentos e vazamentos acidentais, descarte inadequado e até mesmo através da injeção de resíduos em poços”, observa a organização.

E o cenário é ainda mais preocupante no Brasil. Segundo o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento, a contaminação da água está aumentando a passos largos e constantes.

Em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos. Essa taxa subiu para 84% em 2015 e chegou em 88% em 2016, alcançando 92% em 2017. Nesse ritmo, em alguns anos, pode ficar difícil encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do país.

Ler mais…

Mito 3: Beber água aumenta a retenção de líquidos

Quase metade dos norte-americanos (47%) não percebe que a água potável realmente diminui a retenção de água, o que pode causar inchaço e aumentar o peso da água. Pode parecer que o oposto deveria ser verdade, mas, na verdade, não ingerir água suficiente pode fazer com que seu corpo a retenha.
Os primeiros sinais de retenção de água podem ser excesso de peso, um anel que não cabe no dedo, tornozelos inchados ou inchaço na região abdominal.

Mito 4: A água de garrafinha não contém microplásticos

Quase um terço dos entrevistados da pesquisa acredita que a água engarrafada não contém microplásticos (pequenas fibras de plástico e partículas que resultam da quebra de plásticos maiores) e outros 32% não sabem se contém.

No entanto, os resultados de um estudo de 2018 publicado na Frontiers in Chemistry encontraram sinais de contaminação microplástica em 93% da água engarrafada testada. Além disso, a água engarrafada testada continha, em média, quase o dobro da contaminação microplástica encontrada na água da torneira em um estudo anterior.

Os cientistas não estão claros sobre quais efeitos os microplásticos têm na saúde humana, mas os consumidores podem reduzir sua exposição consumindo menos água engarrafada e tomando outras medidas para reduzir seus resíduos plásticos.

Mito 5: A água de garrafinha é mais segura do que a água da torneira

Se você acha que a água de garrafa de plástico é mais segura do que a água da torneira, você não está sozinho. De acordo a Pesquisa Global do Dia Mundial da Água, metade dos norte-americanos acredita que isso é verdade – mas não é bem assim.

Ao contrário do que alguns podem acreditar, não há um padrão mais alto de regulamentação para a água engarrafada do que para a água da torneira. Na verdade, os padrões de segurança para água engarrafada e água da torneira podem ser bastante semelhantes.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a segurança da água engarrafada está sob a jurisdição da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, enquanto a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) regula a água da torneira. No entanto, a FDA baseia seus padrões de água engarrafada naqueles que a EPA define para a água da torneira.

A EPA estabelece os limites legais para mais de 90 contaminantes potenciais na água potável sob a Lei de Água Potável Segura.

Os fornecedores de água engarrafada devem atender aos requisitos estabelecidos pela FDA através da Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos. Quando a EPA estabelece um novo padrão para um contaminante na água da torneira, a FDA deve estabelecer um novo padrão para o mesmo contaminante na água engarrafada ou determinar que o novo padrão da EPA não é aplicável à água engarrafada.

 

A água tem relação direta com nossa saúde. Mas, claramente, equívocos ainda permanecem.

Encontre mais mitos comuns sobre a água aqui e fique atento a novas matérias que podem ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre a água que você consome.

A IBBL dispõe de inúmeras soluções em melhoria da qualidade da água, que você pode conferir em nosso site. Ah, não deixe de acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! 😉