Entre 70% e 75% do nosso corpo é composto por água e a nossa hidratação depende justamente da manutenção desse percentual. Mas beber água em excesso também é ruim, pois pode sobrecarregar os rins e até o cérebro, que fica passível a um edema, por exemplo. Há, portanto, uma quantidade ideal e, diferente do que costumamos ouvir por aí, ela não é padrão, mas sim personalizada. Neste artigo, iremos ensiná-lo, de forma prática, a saber a quantidade ideal para o seu corpo.

Quantidade exata

O consumo necessário, sem contar algumas exceções que serão tratadas a seguir, é definido por uma conta simples, que multiplica cada quilo do seu peso por 35 mililitros (ml) de água.

Uma pessoa com 75 quilos, por exemplo, deverá consumir 2,6 litros por dia (75 kg x 0,035 litros = 2,625)

Em outro exemplo, com 60 quilos, a pessoa precisa de 2,1 litros diariamente (60 x 0,035).

Veja na tabela abaixo outros exemplos que preparamos para você:

Com essa informação, fica mais fácil controlar, através de um recipiente (garrafa, copo, squeeze, etc.), o consumo necessário.

Características Importantes

Algumas peculiaridades podem modificar a quantidade de água necessária por dia. Esportes, consumo de frutas e alimentos ricos em água, são as principais delas.

A perda de água pela transpiração, comum durante a prática de exercícios, deve ser reposta com 500 ml a 2 litros. Isso é uma média, que varia conforme o nível de esforço, a quantidade de suor expelido e, principalmente, a sede durante e depois da atividade física.

Alimentos e frutas também contém água. Portanto, dependendo do nível de consumo, é preciso dosar a quantidade que se bebe. Novamente, para esse controle, nada melhor do que obedecer a sua sede.

Qual tipo de água beber?

Beba sempre água purificada, que além de evitar doenças por contaminação do líquido, ainda impede o grande mal causado pelo consumo irregular de água: a desidratação. Por fim, não conte com café, chás de ‘saquinho’, sucos e, principalmente, refrigerantes. Eles desidratam ao invés de hidratar o corpo.

Conheça e se inscreva no nosso Clube. Não deixe de conferir os melhores purificadores de água em nossa loja virtual.