De pequenos apartamentos a grandes residências, planejar o ambiente é indispensável para quem busca mais conforto e praticidade

A cozinha é conhecida popularmente como o coração do lar. Para muitos, este é o cômodo mais importante da casa. Seja para receber amigos ou durante as refeições do dia a dia em família, é onde expressamos todo cuidado e carinho com quem amamos através do preparo dos pratos.

Logo, é dali que surgem memórias especiais que nos remetem ao conforto de estar em casa. É exatamente por isso que o design deste ambiente deve expressar a identidade do nosso lar e a nossa própria personalidade, desde a distribuição dos móveis até a decoração, sem abrir mão de nenhum detalhe.

Tornar o ambiente mais bonito, funcional e aconchegante é o sonho de todo proprietário e os móveis planejados podem ser a solução. E se há algum tempo esse sonho parecia impossível, hoje ele está mais próximo da realidade das famílias brasileiras.

Com a popularidade dos projetos de design de interiores e arquitetura, a procura pelos móveis personalizados se tornou recorrente. Aos poucos, as pessoas vão renunciando aos móveis pré-fabricados e recorrem àqueles planejados especialmente para a sua casa.

Esta solução pode ser muito vantajosa, até economicamente falando. Apesar dos custos envolvidos no projeto e produção dos móveis planejados, ocupar o espaço disponível de forma inteligente também é uma forma de economizar, pois leva a um melhor aproveitamento do imóvel e, consequentemente, à sua valorização, além de toda praticidade gerada na rotina.

Se você está se mudando ou reformando, vale a pena considerar o investimento em um projeto personalizado.

O projeto precisa ser desenvolvido por um profissional da área, mas você já pode ir se preparando para não errar em nenhum detalhe.

Aqui vão algumas dicas:

Seja prático: menos é mais!

Nesta fase inicial de planejamento, vale aderir à tendência do minimalismo, que incentiva um estilo de vida voltado ao uso apenas do que é essencial, mantendo por perto somente o que realmente faz a diferença no dia a dia.

Especialmente para apartamentos menores, evitar exageros na composição dos móveis ajuda a trazer um visual mais clean à cozinha e torná-la mais agradável.

Pesquise a melhor solução para você

Conforme a procura por móveis planejados aumenta, novas empresas e soluções vão surgindo. Se o objetivo é fazer uma escolha inteligente e economizar, é importante pesquisar por empresas que ofereçam móveis duradouros e orçamento acessíveis, de acordo com a realidade financeira de cada um.

Pesquise também pelo estilo que mais tem a ver com a sua família, é possível arriscar entre as tendências mais clássicas até as mais modernas, desde que faça você se sentir em casa.

Buque por referências para se inspirar, aqui vai uma dica que pode ajudar: o site Pinterest – com aplicativo móvel para Android e IOS – é uma verdadeira galeria de inspirações, lá você encontra ideias de design de interiores e decoração, além de outros assuntos do seu interesse.

Ergonomia é indispensável

Outro ponto que não pode passar batido é o conforto. Um projeto eficiente de móveis planejados precisa levar em consideração à adaptação ao uso de quem mais ocupa o ambiente. No caso da cozinha, vale observar as características do membro da casa que passa mais tempo preparando as refeições para que os móveis se ajustem ao seu corpo.

A altura de prateleiras e bancadas, a profundidade dos armários e o risco de acidentes devem receber muita atenção. Ao procurar uma empresa especializada para solicitar um orçamento, tenha isso em mente. O projeto deve oferecer segurança, conforto, usabilidade e praticidade.

O que os móveis não forem capazes de oferecer, a decoração ajuda

Com todas essas vantagens, fica claro porque à procura pelos móveis planejados vem ganhando força. O resultado é ainda melhor se todos os detalhes são pensados com antecedência, criando uma harmonia entre móveis, eletrodomésticos, eletroportáteis e acessórios.

Use a criatividade e aposte na decoração, uma cozinha prática e bonita torna o lar muito mais aconchegante.

Pense com antecedência em todos os elementos que devem compor o ambiente

Para que o projeto alcance o objetivo esperado e satisfaça às suas necessidades e desejos, é importante que seja completo, considerando não só a dimensão dos móveis e o espaço que ocupam mais também outros detalhes pertinentes, como a instalação dos eletrodomésticos e eletroportáteis.

Esses “facilitadores de rotina” são ferramentas indispensáveis ao preparar as refeições e demandam um espaço adequado para instalação, além de pontos de alimentação elétrica e hidráulica, quando necessário.

É o caso dos purificadores de água, item essencial para a manutenção da saúde através da hidratação de qualidade. Mas não é por se tratar de um aparelho voltado para o cuidado com a saúde que o produto precisa deixar de lado o design. Afinal, ao planejar a cozinha, queremos um ambiente harmonioso, em que os elementos conversam entre si e formam um conjunto esteticamente agradável, nunca o contrário.

Se você ainda não adicionou este item na lista, este é o momento. O mercado de purificadores de água oferece opções diversificadas, para todos os gostos e necessidades: de supercompactos a purificadores mais robustos, com diferentes opções de cores para combinar com os eletrodomésticos. Como a IBBL, que conta com um portfólio completo de purificadores de água residenciais.

Outro detalhe importante ao planejar o espaço dedicado aos eletroportáteis é a forma de instalação. Modelos que permitem a fixação suspensa, instalados na parede, podem ajudar a otimizar o espaço e liberar mais área de serviço nas bancadas.

Tudo isso deve ser considerado no projeto de móveis planejados.

 

Se precisar de ajuda para escolher um purificador de água perfeito para a sua cozinha, conheça nossa linha de purificadores residenciais e nos mande uma mensagem, teremos o prazer de ajudá-lo a encontrar o modelo ideal. 💧

Queremos saber da sua experiência, compartilhe uma foto da sua cozinha (planejada ou não) com seu purificador de água IBBL nela e nos marque nas redes sociais. Estamos presente nas principais redes com o perfil IBBL Brasil. 😉 💙