Frutas, verduras, hortaliças e sementes: ingredientes frescos e nutritivos triturados e diluídos na água. Se você já tentou ou está tentando entrar em forma, provavelmente já ouviu falar ou até experimentou o suco detox. Mas, será que o suco detox realmente emagrece?

Estrela do mundo fitness, o suco detox é uma bebida que proporciona a limpeza hepática (do fígado), resultando na eliminação de toxinas. Em nosso organismo, o fígado é o órgão responsável pela desintoxicação, por isso o termo ‘detox’ atribuído a este suco.

Esclarecida a função do suco detox, é preciso entender qual a relação entre a limpeza hepática e o emagrecimento.

Suco detox emagrece? 

Para responder a esta pergunta é necessário entender a diferença entre gordura e inchaço. A gordura é o resultado do aumento no volume de células adiposas em determinado local, enquanto o inchaço provém da retenção de líquidos no organismo.

O suco detox não é capaz de queimar gordura, mas é fundamental para eliminar toxinas acumuladas que levam ao inchaço. Isso não significa que a bebida não seja aliada no processo de emagrecimento, já que ao se livrar das toxinas no fígado o processo metabólico é reajustado, o que facilita a troca de gordura por massa magra.

Portanto, não podemos considerar que o suco detox tenha o poder de emagrecer, mas sim de auxiliar no processo de emagrecimento ao passo que ajuda o corpo a funcionar adequadamente, acelerando os resultados dos hábitos saudáveis.

Leia também: 3 sucos detox para começar bem o ano 

Como o suco detox pode ajudar?

A grande vantagem dos sucos detox é que suas receitas são altamente ricas em vitaminas e minerais e possuem baixo teor calórico, além da função de limpeza de toxinas.

É importante ter em mente que nenhum alimento isolado tem o poder de engordar ou emagrecer uma pessoa. Na verdade, o que leva à perda de gordura é o déficit calórico: o resultado de uma rotina em que a ingestão de calorias é menor que o gasto calórico em atividades basais.

O que certamente é efetivo no emagrecimento são os seus hábitos: a frequência, a qualidade e a quantidade do que você ingere é que vai ser decisivo.

É exatamente esse pensamento restritivo e errôneo de que a comida X engorda e o suco Y emagrece que leva muitas pessoas a se privarem de vários alimentos com a promessa de perder peso rápido, desconsiderando a necessidade nutricional do corpo.

Nesse contexto, a reeducação alimentar e o abandono do sedentarismo são as principais ferramentas para alcançar o objetivo de forma saudável, constante e moderada. O conjunto desses hábitos (que podem ser somados à ajuda de receitas nutritivas como os sucos detox) é a receita para ver a mudança nos exames e na balança.

 

Preparado para mudar os hábitos e começar o ano com o pé direito? Nos acompanhe nas redes sociais para conferir mais dicas de saúde e bem-estar. É só procurar por IBBL Brasil!