Os purificadores de água industriais ou comerciais (popularmente conhecidos como bebedouros de pressão ou purificadores de pressão), são aparelhos muito comuns em lugares com grande fluxo de pessoas. Você certamente já viu e utilizou em shoppings e aeroportos, certo? Mas você sabe como eles funcionam e o que deve ser feito para garantir o melhor funcionamento? Conheça um pouco mais sobre esses purificadores.

Simples e eficiente

Os purificadores industriais são aparelhos utilizados para fornecer água pura para consumo. Eles possuem formato de coluna ou Desenho Universal. O segundo atende pessoas com mobilidade reduzida, deficientes físicos e visuais.

Geralmente os purificadores possuem um sistema de filtragem e de resfriamento internos que garantem água limpa e na temperatura ideal – que pode ser regulada por um técnico de acordo com a necessidade do usuário.

São feitos de material resistente, que garante um produto com robustez e durabilidade, além de entregar alto desempenho.

Esses purificadores podem apresentar uma ou duas saídas de água: uma para consumo direto e outra direcionada por um pequeno encanamento, ideal para encher copos ou garrafas. Alguns modelos possuem ainda uma cuba lateral posicionada em uma altura mais baixa, ideal para crianças.

Os purificadores industriais possuem também um pequeno ralo para o escoamento da água que não é consumida, sendo direcionada para as saídas de esgoto. Ao contrário do que algumas lendas urbanas contam, essa água é totalmente descartada, e não reaproveitada pelo aparelho para consumo.

Como os purificadores industriais funcionam

Você já deve ter notado que esses modelos de purificadores são muito comuns em ambientes com grande circulação de pessoas, como escolas, shopping centers, academias de ginástica, parques, aeroportos e clubes. Eles são o melhor purificador de água para esses locais, pois têm a vantagem de fornecer uma grande quantidade de água gelada e purificada por hora a fim de atender um volume considerável de pessoas.

Seu funcionamento é simples: o purificador utiliza a água do sistema hidráulico do local aonde ele está instalado, ou seja, pode ser ligado diretamente a rede de abastecimento da rua ou a caixa d’água, descartando o uso de galões ou garrafões para o seu uso.

Para garantir o seu correto funcionamento é importante que se for instalado em uma rede abastecida por  caixa d’água que ela esteja há uma altura entre 8 e 50 metros, já que ela precisa estar em um nível suficiente alto para gerar pressão, e se for instalado em uma rede de abastecimento  diretamente da rua a pressão deve estar entre 0,8 e 5 kgf/cm², pressões acima do limite máximo podem exercer uma força maior do que a suportada pelo aparelho.

Dentro do purificador, a água passa por dois sistemas diferentes, um de filtragem e outro de resfriamento, até chegar à saída para matar a sede das pessoas. O sistema de filtragem reduz o cloro, controla a proliferação de bactérias, e elimina sabores e odores, tornando a água pura para o consumo. É importante que o local que possui o purificador, se atente a sempre utilizar refis originais, garantindo que esse processo de filtragem seja sempre de excelente qualidade.

Para usar sem problema

Assim como qualquer aparelho, o bom funcionamento do purificador industrial depende de algumas instruções a fim de prolongar sua vida útil.

Colocar a boca diretamente nas estruturas metálicas dos purificadores há o risco de contaminação pelo contato direto. Por isso, o mais seguro é utilizar um recipiente próprio, como uma garrafa ou copo d’água, impedindo a aproximação de mucosas como a boca ou o nariz. Se não possuir nenhum objeto do gênero, beber o líquido apenas com a pressão do jato é a alternativa segura nesse caso.

Além disso, é importante trocar o refil interno a cada período indicado pelo fabricante, geralmente é até 3.000 litros de água ou até seis meses, para que a purificação seja a mais eficiente possível.

Se você está interessado em conhecer o melhor purificador de água industrial para sua empresa, veja em nosso site todos os modelos que temos à sua disposição. Lá você encontrará também maiores detalhamentos de informações técnicas.

Somos especialistas em água, e com certeza teremos a melhor solução com o melhor custo-benefício para você. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.