Ter um purificador de água em casa ou no trabalho só traz vantagens. Mas com que frequência você realiza a manutenção preventiva do aparelho? Sabe o que precisa ser feito para garantir água pura e saudável para todos que usam? Caso esteja meio perdido com as perguntas, não se preocupe. Você vai entender a importância desse processo e saber em tudo o que precisa ficar de olho.

Purificador é tudo de bom

É bem provável que você já conheça o lado bom de ter um purificador. É garantia de água fresca e limpa, livre de impurezas e microrganismos que podem causar doenças – e sempre na temperatura que você deseja. Além disso, representa economia e praticidade, já que não precisa mais gastar tempo e dinheiro comprando galões ou garrafas pet (e o meio ambiente também agradece).

Porém, como todo aparelho, ele precisa ser manuseado da maneira correta para evitar que apareçam problemas e para que funcione com toda a eficiência. E isso passa também pela manutenção preventiva, que deve ser feita regularmente e sempre de olho em alguns pontos importantes.

Manutenção sempre

É válido ressaltar que a manutenção não se trata apenas da limpeza externa do purificador – uma etapa essencial, mas que não resolve tudo. Afinal, estamos lidando com um aparelho que possui alguns componentes importantes e que precisam de atenção a cada período de tempo.

E qual a importância da manutenção preventiva no purificador? O primeiro ponto é que estamos lidando com a fonte da água que você consome todos os dias. Sabemos a importância dela para a nossa saúde e bem-estar. O corpo humano é composto por 70% de água, ou seja, ela é essencial para a nossa sobrevivência.

A manutenção garante que o sistema de filtragem funcione sempre de maneira eficiente, e isso quer dizer que ele precisa reter as impurezas e os microrganismos presentes na água não tratada. Ou você quer ter uma dor de barriga só porque não prestou atenção na hora de escolher a água para beber?

Não podemos esquecer também que o purificador possui alguns componentes que nem sempre ficam visíveis ou damos muita importância no dia a dia. As mangueiras e as conexões são um exemplo. Com o passar do tempo, sujeiras e micropartículas ficam acumuladas nas paredes internas, o que pode causar problemas no fluxo de água e no funcionamento do aparelho como um todo. Verifique no manual de seu aparelho a frequência de troca dessas peças, para garantir a pureza e a integridade do seu equipamento.

Outro componente que precisa de atenção constante são as torneiras. Mesmo com a higienização regular, elas precisam ser substituídas se estiverem muito sujas e a limpeza com álcool 70 não resolver. Isso porque é muito difícil realizar a limpeza completa das partes internas, e o acúmulo de resíduos se torna inevitável. Além disso, não podemos nos esquecer de que são alvo direto das mãos humanas.

Quando e como

O recomendado é que se faça a manutenção preventiva uma vez ao ano, mas esse tempo pode ser encurtado de acordo com a quantidade de uso e as condições do local. Para isso, conte sempre com a assistência técnica da IBBL e fique tranquilo.

Encontre a Assistência Técnica Autorizada IBBL mais próxima da sua casa clicando aqui.

Quer receber mais dicas e informações exclusivas? Basta se inscrever no Clube IBBL para ter acesso primeiro ao que há de novo em purificadores, bebedouros, filtros e refis.