Um aparelho para uso doméstico que é completamente útil e necessário é o purificador de água, que age melhorando a qualidade da água, retém impurezas, elimina a sujeira que possa conter na água, odores e até o sabor do cloro. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, purificador de água não é tudo igual.

Qual a diferença do purificador para o filtro?

Muitas pessoas acabam confundindo os purificadores com os filtros, mas eles são duas ferramentas diferentes. Os filtros são mais básicos: trabalham com uma vela central que bloqueia as impurezas da água.

Já os purificadores são produtos mais completos, pois não barram apenas as impurezas, como também retém ou eliminam as bactérias e o reduzem o cloro, além dos já citados odores e o sabores.

Leia mais: Filtro X Purificador de água: Qual a diferença?

Existem diferenças de purificadores?

Sim, os purificadores de água não são todos iguais e o seu nível de atuação varia de cada aparelho. Existem 6 níveis que podem ser medidos por um sistema chamado de “Eficiência de Retenção de Partículas”.  O nível classe A possui função mais intensa e busca reter todas as impurezas por menores que sejam. O nível classe F é um sistema de trabalho mais básico, e retém partículas maiores.

Classe A – retém entre 0,5 a 1 micra de partículas
Classe B – retém entre 1 a 5 micra de partículas
Classe C – retém entre 5 a 15 micra de partículas
Classe D – retém entre 15 a 30 micra de partículas
Classe E – retém entre 30 a 50 micra de partículas
Classe F – retém entre 50 a 80 micra de partículas

É importante ressaltar que, ainda que o purificador não seja classe A, o tamanho das partículas que o purificador de água retém é super pequeno, ou seja, é uma eficiência altíssima tendo em vista que a menor partícula visível a olho nu é do tamanho de 40 micra. Como forma de comparação: um grão de areia normal tem entre 200 e 500 micra. Outro ponto importante é que todos os níveis são aprovados pelo INMETRO, sendo assim, mesmo com essa diferença, todos entregam água pura para consumo.

Outra questão que tem diferença de um modelo para outro é na refrigeração. A isso você deve ter grande atenção, pois com a diferença na refrigeração podemos ter também alterações no gasto de energia. Portanto, analise bem esse fundamento entre um purificador e outro.

Em que devemos ficar de olho no momento da compra?

Ao comprar um purificador de água, devemos ter atenção a alguns pontos, sendo:

  1. O modelo
  2. Refrigeração
  3. Eficiência de Retenção de Partículas
  4. Consumo de energia
  5. Selo do INMETRO

O selo do INMETRO é algo obrigatório nos purificadores de água e garante a qualidade dos mesmos. Ele certifica que o produto é realmente de qualidade, pois passou por testes de requisitos mínimos e métodos para verificar a funcionalidade.

Os já citados modelo e refrigeração atingem diretamente no consumo de energia, portanto, requerem muito cuidado. Atento a esses cinco itens acima você encontrará um bom purificador e levará para a sua casa um produto de qualidade.

Leia também: 5 dicas para escolher o purificador ideal

Compre em uma empresa de qualidade

Um purificador de água é um produto que traz uma qualidade de vida melhor para você e toda a sua família. Portanto, ele não deve ser comprado de qualquer jeito. Procure por empresas renomadas no seguimento, que realmente entendem do assunto. Pois, elas não te deixarão levar algo que não seja bom.

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a IBBL é uma empresa brasileira que, há mais de 30 anos, cria e produz purificadores de água para todo o Brasil e exporta para mais de 40 países. Somos especialistas em água e entregamos pureza em cada gota, para que você tenha mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Oferecemos um mix diversificado com: purificadores e bebedouros residenciais e industriais, refresqueiras, hot dispenser e refis.

Nos purificadores de água refrigerados por compressor, oferecemos alta durabilidade, índices de qualidade de primeiro mundo, refis (filtros) de alta tecnologia, distribuição multicanal entre outros diferenciais.

Entre em nosso site, confira os nossos lançamentos, e leve produtos de qualidade para sua residência.