Seu purificador de água vem apresentando vazamentos e você não sabe o que fazer? A torneira está pingando e causando transtornos? Entenda agora o que pode estar errado e como resolver.

A última coisa que queremos ao adquirir um novo purificador de água é enfrentar transtornos no dia a dia durante seu uso. Mas, assim como qualquer aparelho doméstico, os purificadores eventualmente podem apresentar falhas que, quando não corrigidas, causam uma situação desconfortável.

São diversos os fatores que levam a essas situações e sem dúvidas a melhor maneira de prevenir o impasse e garantir máximo desempenho de purificação sem surpresas é conhecer as causas dos vazamentos indesejados. Listamos abaixo as principais possibilidades:

Refil mal encaixado – Que é essencial trocar o refil a cada seis meses você já sabe, mas os cuidados não param por aí. Para ter certeza de que seu purificador funcionará nas melhores condições possíveis, o momento da troca do refil deve ser feito com atenção. Isso porque um refil mal encaixado pode levar ao vazamento de água. Nesse caso, retire e encaixe novamente o refil no compartimento indicado seguindo um passo a passo básico e simples e observe se o problema persiste.

Confira o tutorial de como trocar seu refil Girou Trocou IBBL nesse vídeo que preparamos em nosso canal do Youtube:

 

Mangueiras ressecadas ou desgastados – Outro fator que pode levar aos indesejados vazamentos é a saúde das mangueiras de instalação que transportam a água do ponto hidráulico até o sistema do seu purificador. Essas mangueiras são confeccionadas com um material de plástico resistente, mas que não dura para sempre. Conforme as condições do ambiente – como exposição ao sol ou a incidência de atrito com outras superfícies do local -, a mangueira pode sofrer ações degradantes como ressecamento e surgimento de rachaduras, formando um ponto de vazamento nesses locais. Por conta disso, o mais recomendado a fazer para manter a qualidade dos componentes do purificador é realizar a troca da mangueira anualmente, conforme indicado no manual de uso que acompanha o produto.

 

Torneira, bico de saída de água e conexões desgastados – As torneiras ou bico de saída de água também são partes importantes do seu purificador. Logo, assim como as mangueiras e conexões elas também necessitam de cuidados para garantir uma vida prolongada de seu produto e evitar possíveis vazamentos. Analise periodicamente o estado físico das torneiras ou bico de saída de água, se estiver com um nível de sujidade intenso que não saia na limpeza tradicional, recomendados a substituição, que pode ser feita também por um posto autorizado mais próximo de sua residência.

 

Manutenção preventiva é o caminho

Tendo se informado a respeito do que pode estar causando o vazamento, fica mais claro entender por que é tão importante estar em dia com a manutenção preventiva do seu purificador. Através do diagnóstico anual do sistema de refrigeração e purificação por um técnico você sempre será instruído a realizar as substituições necessárias dos componentes e receberá dicas e recomendações de como manusear seu aparelho com segurança, além da realização da higienização do aparelho, aumentando sua vida útil e mantendo-o sempre livre da proliferação de bactérias.

 

Conte sempre com o apoio de especialistas

Independente da raiz do problema, identificar um vazamento no purificador é sempre uma dor de cabeça, mas isso não significa que seu aparelho está condenado a apresentar este defeito para sempre. Se seu purificador IBBL apresentar problemas com vazamento e nenhuma das soluções acima ajudar, encaminhe-o para uma avaliação técnica. Na maioria dos casos, basta uma visita a um posto de assistência técnica autorizada para um diagnóstico preciso e realização dos reparos necessários. Mas lembre-se, é essencial que esses procedimentos sejam realizados por uma equipe capacitada e especializada, nunca coloque “a mão na massa” sem conhecer em detalhes o funcionamento e toda configuração interna do seu purificador.

A IBBL conta com uma rede de assistência técnica autorizada distribuída em todo Brasil, assim fica mais fácil receber todo suporte que você merece para continuar consumindo uma água pura e de qualidade.