Calor, sol, piscina, praia: uma mistura que grande parte dos brasileiros adora. Nós somos privilegiados geograficamente pelo país tropical de belezas naturais que vivemos, e exatamente por isso o verão é um dos períodos em que o turismo e a diversão ficam mais aquecidos por aqui. 

Tanta exposição ao clima mais caloroso do ano pode ser ótima para nosso bem-estar e saúde psicológica, mas é preciso tomar cuidado com a mistura de altas temperaturas e descuido com a pele.  

Confira algumas dicas para deixar o dermatologista orgulhoso e passar com a pele ilesa pelo verão: 

Hidratação de dentro para fora e vice-versa!  

A textura dos cremes hidratantes pode incomodar muita gente, principalmente no verão. Mas é importante ter em mente que a exposição ao sol e o aumento das temperaturas contribuem para o ressecamento da pele.

De acordo com os especialistas, isso acontece, pois, a transpiração característica no verão leva à perda de líquidos pelos poros, tornando o aspecto da pele mais áspero e seco.

Por isso, o uso dos hidratantes é indispensável mesmo nos dias mais quentes, e a regra se aplica para o rosto e todo o corpo. Se o seu perfil de pele é mais oleoso, aposte em cremes de textura leve indicadas para peles acneicas e/ou oleosas, que ajudam a controlar o aparecimento de espinhas, clareiam manchinhas e ainda controlam a oleosidade da pele por desobstruir os poros.

Porém, mais importante que a hidratação cosmética da superfície da pele através de loções é a hidratação natural do corpo. A hidratação pela ingestão de água garante as quantidades necessárias de líquido nas células, melhorando o aspecto e tratando a pele, cabelos e unhas.

Leia também: 6 dicas para manter seu corpo bem hidratado no verão 

Protetor solar nunca é demais! 

Você provavelmente já está cansado de saber, mas esse é seu lembrete para incluir o protetor solar na rotina, principalmente durante o verão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a incidência solar na pele pode gerar manchas marrons, pois as regiões ficam mais expostas aos raios UVB e UVA, o que causa uma produção excessiva de melanina como mecanismo de defesa contra o sol.

E para combater as temidas manchinhas, não tem segredo: protetor solar de manhã e à tarde, de preferência com reforço a cada duas horas.

E atenção para as especificações do produto, o mínimo de fator de proteção solar recomendado é 30, porém cada pele é única e, como o assunto é saúde, o ideal para acertar na compra é consultar um dermatologista que possa indicar o produto perfeito para você.

Já para os dias de praia e piscina, cuidado redobrado! Se engana quem pensa que dispensar o uso do protetor solar garante um bronze mais rápido. O que acontece na verdade é a aparição de queimaduras que levam ao descascamento da pele. Para um bronzeamento bonito e saudável, não esqueça do protetor solar.

Cuidados com sardas e rosáceas 

Em dias de sol, quem sofre com rosáceas tem motivos para se preocupar. Quando a temperatura sobe, a tendência da pele é de dilatar os vasos sanguíneos para amenizar o calor na região, o que gera vermelhidão e sensação de ardência.

Nesses casos, aposte no bom e velho chapéu/boné, além de muito protetor solar e água termal aplicada suavemente com algodão.

Já para cuidar das sardinhas e evitar que elas aumentem, é extremamente necessário se proteger do contato direto do sol com a pele. O ideal é optar por protetor solar com alto índice de FPS.

Evitando o envelhecimento precoce da pele

Outro problema a ser evitado com a pele no verão é o envelhecimento da pele. O fotoenvelhecimento (processo causado pelo excesso de exposição solar que gera manchas, ressecamento da pele, rugas, flacidez e linhas de expressão) é acelerado quando a pele é exposta ao sol com muita frequência e intensidade. 

Viu? Mais um motivo para colocar de vez o protetor solar no carrinho de compras e nunca mais tirá-lo da necessaire.  

Outras dicas importantes:  

  • Invista na alimentação rica em betacaroteno, ingerindo alimentos como a cenoura, por exemplo, que oferecem antioxidantes essenciais para o organismo e aceleram a produção de melanina. 
  • Lave o rosto com o sabonete facial correto para seu tipo de pele. A limpeza ideal contribui com a desobstrução dos poros e é indispensável para retirar resíduos dos produtos utilizados para os cuidados. 
  • Não deixe de lado os cuidados com os lábios: hidratantes labiais com fator de proteção solar são ótimos para manter viçosa e bem cuidada a pele dos lábios.  

 

E aí, pronto para aproveitar o verão com autocuidado e bem-estar? Compartilhe conosco a sua dica especial de cuidado com a pele. Você pode deixar seu comentário abaixo ou conversar conosco pelas redes sociais, basta buscar por @IBBLBrasil💧💙