Nada melhor que a chegada do verão para realizar inúmeras atividades, não é mesmo? É possível utilizar roupas leves, praticar exercícios físicos ao ar livre, ter mais horas da luz do sol, entre vários benefícios. Por outro lado, essa estação necessita que as pessoas fiquem atentas a uma importante ação cotidiana: manter seu corpo bem hidratado.
Apenas em São Paulo, segundo o último levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 25 pessoas são internadas diariamente por desidratação. Os números aumentam com a chegada da estação mais quente do ano e, por isso, trazemos 6 dicas para manter seu corpo bem hidratado no verão, aproveitando-o ao máximo – e com saúde.

1. Crie intervalos regulares para beber água

O hábito, quando repetido, é mais fácil de ser assimilado. Por isso, crie uma rotina ao beber água durante todo o dia. Um copo de 250 ml a cada uma hora e meia, por exemplo, permite que você consiga alcançar o mínimo recomendado pelos especialistas no consumo de água – cerca de 2 litros diários. Se desejar intercalar em mais ou menos tempo, a dica é chegar até essa quantidade de líquido ingerido.

2. Redobre a atenção com exercícios físicos

A desidratação é recorrente em atletas amadores – e até mesmo profissionais – que não tomam água antes e depois das atividades físicas. Por isso é preciso redobrar a atenção nesse caso para que não haja nenhum problema com o seu organismo. Ainda, vale destacar: práticas à noite, devido ao calor, também podem desidratar.

3. Evite líquidos artificias para a hidratação

Refrigerantes, sucos de caixinha e bebidas alcoólicas têm um efeito contrário a hidratação: eles precisam de mais água, principalmente no fígado, para serem processados no organismo. Há uma série de alternativas à água que podem ser utilizadas (veja abaixo), mas os compostos artificiais e alcoólicos não fazem parte dessa lista.

4. Varie no consumo de líquidos

A água é o principal líquido para se manter hidratado, mas há outras opções que podem te ajudar nesse sentido – deixando o verão, também, mais saboroso. O principal é a água de coco, que além de hidratar, possui várias maneiras indispensáveis para o corpo. Suco de frutas, chás naturais e as próprias frutas com líquido (como a melancia), são ótimas para intercalar com a água.

5. Fique atento aos sinais

Manter-se hidratado é sinônimo de ficar atentos aos sinais que seu próprio corpo dá. Urina amarela escura é um sintoma de desidratação. Cansaço e sonolência, pele e boca secas, dor de cabeça, além – é claro – da sede crônica, são sinais de que você precisa manter seu corpo bem hidratado. No verão, esses sintomas podem aparecer com mais frequência, por isso é bom evitar.

6. Alimentação saudável e leve

O erro de muitas pessoas é crer que apenas a ingestão de líquidos no verão é o suficiente para manter a hidratação em dia. Ledo engano: uma má-alimentação, como frituras, alto consumo de carboidrato e dieta baseada em carne vermelha exigem muito do corpo – e, consequentemente, utilizam a reserva de líquido do organismo. Carboidratos simples, carnes magras, frutas, verduras e legumes são poderosos aliados na hidratação.

Você também pode se interessar: sucos detox para começar bem o ano

 

Quer ter conteúdos exclusivos como esse na palma da sua mão? Nos siga no Instagram e acompanhe todos os conteúdos. Acesse nossa página de ofertas e, com uma água pura e de qualidade, hidrata-se e o torne seu verão ainda mais saudável.