As festas de final de ano sempre reservam agradáveis surpresas: reunião com amigos e família, vários presentes, possibilidade de renovar as forças para a nova temporada que está para chegar e muita energia positiva. Se você deseja deixar o período ainda mais saboroso é preciso aprender receitas para impressionar nessa época.
Isso porque o Natal e o Ano Novo são datas para comer bem, não é verdade? Então, se o objetivo é surpreender quem tanto ama, a IBBL trouxe esse artigo feito sob medida para você, com 6 receitas para impressionar nessa época sem deixar o espírito festivo de lado. Da ceia ao Réveillon, conheça pratos inovadores e práticos das festas de final de ano.

1. Salada de mignon


Simples e extremamente saboroso. Conhecido em muitos locais como ‘mignon salada’, essa receita necessita de cortes de filé mignon levemente grelhados, sem perder a suculência, com um misto de vegetais e verduras. A dica é utilizar de alface, cenoura ralada, fatias de tomate (ou tomate cereja), rúcula e um rabanete para dar um leve sabor apimentado. Sal à gosto, vinagre de maçã e fios de azeite de oliva dão o toque final.

2. Salmão ao molho iogurte

Receitas para festas de fim de ano
Leve e delicioso, é mais uma das receitas para impressionar nessa época de final de ano. Há duas alternativas no salmão: grelhado, sem tostar, ou assado, até pegar uma textura agradável. O molho também é simples: iogurte, raspas de limão, pimenta e um pouco de cheiro-verde compõe esse ótimo prato que contém baixíssimas calorias.

3. Torta de mandioca recheada

Receitas para festas de fim de ano
Um ótimo acompanhamento é a torta de mandioca (também conhecida como aipim ou macaxeira) recheada. A dinâmica segue a mesma de outras receitas do gênero: mandioca amassada, acrescentando pouca farinha e ovos para dar a liga. O recheio fica por sua conta, mas pernil desfiado ou frango ao molho sugo casam bem com esse prato. Não esqueça de pincelar, com ovos, a parte de cima para dar o aspecto todo especial.

4. Sabores de pierogi

Receitas para festas de fim de ano
Você conhece o pierogi? Original da Polônia e muito comum em estados como Santa Catarina e Paraná, é uma ótima receita para surpreender. Isso porque a massa é fácil de fazer, cozida (não trazendo muita sujeira) e uma infinidade de recheios: batata, requeijão e feijão são os três sabores mais clássicos da receita. É possível, também, unir ambos e adicionar pequenos cubos de bacon ou até mesmo queijo.

5. Gelado de framboesa


São poucos ingredientes: leite, creme de leite e leite condensado, além de um refrigerante de framboesa. Em apenas cinco minutos é possível fazer a receita e colocar no freezer para servir, como o nome diz, bem gelado. Pode ser uma sobremesa pontual, principalmente na correria do final do ano.

6. Pavlova de frutas

Receitas para festas de fim de ano
Para fechar com as receitas para impressionar nessa época, mais uma opção que pode agradar a todos: a sobremesa pavlova. Ela pode ser feita da fruta que for do gosto do público onde você passará o final de ano – os principais são morango, maracujá e limão. Com ingredientes comuns a outras sobremesas, o acabamento final é de sua escolha, sendo perfeito para montar uma linda e deliciosa receita.

Leia também: sucos detox para começar o ano

Nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e conteúdos. E para cozinhar sempre com água pura, conte com nossa linha de purificadores, que você conhece clicando aqui. Confie na qualidade de quem é especialista em água.