As garrafas e os copos plásticos são nossos parceiros na hora de garantir a hidratação fora de casa, mas o cuidado com a higiene desses materiais deve receber muita atenção, já que o plástico é um ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias que podem causar doenças ao organismo. Confira aqui algumas dicas para manter a limpeza da sua squeeze ou copinho em dia!
Para uma limpeza diária, água e sabão neutro:
A limpeza dos copos e garrafas de plástico deve ser realizada diariamente. Para essa higienização, aposte no simples: água corrente e detergente neutro com a ajuda de uma esponja de lavar louças para a superfície externa e escova de mamadeira para alcançar o fundo dos copos e garrafas.
Esfregue bem todos os cantinhos internos e externos e garanta que toda a área foi alcançada pela limpeza, depois é só enxaguar eliminando todo resíduo de sabão que venha a adicionar sabor ou cheiro na sua água.
De acordo com a pesquisadora Rosana Siqueira da UniMetrocamp, em casos de garrafas e copos com canudos, é importante que ele seja imerso em uma solução de água, na proporção de duas colheres de água sanitária para um litro de água.
Para uma limpeza mais profunda:
Além de realizar a higienização diária da sua squeeze ou copo plástico, o ideal é que o recipiente seja imerso por 20 minutos em solução hipoclorito (1 colher de cloro para cada 1 litro de água) pelo menos uma vez por semana, de acordo com instruções da médica clínica geral Luciana Galveas de Miranda.
Nada de ferver sua garrafinha:
Na tentativa de eliminar as bactérias concentradas no plástico, é comum que tenhamos a ideia de fervê-lo. Mas vale a observação: o plástico possuí substâncias tóxicas que são liberadas com o calor (como o Bisfenol A – BPA), tudo que não queremos em contato com a água que bebemos.
Na hora de guardar:
Atenção com o armazenamento, nada de guardar o recipiente sem secar, garanta que não reste nenhum resquício de água no fundo para que os fungos não encontrem ali um ambiente aconchegante para se alojarem. Se o seu recipiente tiver tampa, o ideal é tampá-lo para evitar o acesso de insetos, caso contrário, recomenda-se que seja virado para baixo, de forma que fique completamente fechado.
Se puder, priorize recipientes de vidro!
As jarras e copos de vidro são sempre opções mais seguras, já que, segundo a microbiologista Maria Teresa Destro, o plástico é mais propenso à aderência de bactérias em relação ao vidro, porque é mais poroso, exatamente por isso a higienização deve ser rigorosa.
Quando estamos em casa, fazer essa escolha fica mais fácil, com jarras e copos de vidro sempre à disposição. Mas para conciliar a rotina com as atividades do trabalho, escola, academia e os demais compromissos, está tudo bem recorrer às squeezes reutilizáveis, que não deixa de ser uma alternativa menos prejudicial ao meio ambiente quando comparada com as garrafas pets não retornáveis. O que não pode é deixar a hidratação de lado!
Tem mais alguma sugestão para higienização de recipientes plásticos? Deixe seu comentário, sua dica pode ajudar outras pessoas. 😊
Fontes:
https://abcasa.org.br/2018/07/24/garrafa-de-vidro/