O compromisso com a sustentabilidade é de responsabilidade coletiva, mas é através de pequenas ações individuais que a mudança ganha força. Porém, não é só com a reciclagem que vamos salvar o planeta. É preciso ir além e pensar em pequenas mudanças de hábitos que podem te ajudar a ser mais sustentável no dia a dia.

Que tal começar o ano colocando em prática mudanças concretas para contribuir com o equilíbrio ambiental?

Confira algumas dicas simples para começar hoje mesmo:

Seja objetivo na hora do banho 🛀

Pode ser um conselho clichê, mas não custa reforçar: procure diminuir seu tempo de banho, fechando o registro ao se ensaboar.

De acordo com um estudo do Instituto Akatu, se cada brasileiro diminuísse apenas 1 minuto do tempo no chuveiro, a energia total economizada em 1 ano seria igual a 15 dias de operação de uma usina hidrelétrica em geração máxima.

Dê um destino diferente que o ralo para a água do banho 🚿

Nunca subestime a ajuda do bom e velho balde em momentos estratégicos. O recomendado é que em momentos como ao esperar a água esquentar ou ao enxaguar o cabelo, a água escoada seja armazenada em um balde para posterior uso.

Você vai se surpreender ao descobrir o volume de água coletado!

Depois, essa água pode ser utilizada como descarga no vaso sanitário ou para lavar o quintal.

Utilize uma caneca para escovar os dentes 🦷

Você costuma escovar os dentes com a torneira aberta? Se sim, saiba que este ato gera grande impacto no desperdício hídrico.

O Instituto Akatu fez o teste e descobriu que ao utilizar uma caneca de água para enxaguar a boca, é possível economizar de 11 a 79 litros de água. Se essa moda pega, o resultado pode ser um alívio significativo para a crise hídrica.

Deixe a luz e o vento entrarem ☀️

Nós nunca passamos tanto tempo dentro de casa quanto vem acontecendo nos últimos dois anos. Essa permanência no conforto do lar somada às altas temperaturas dos verões cada vez mais quentes leva ao uso mais frequente do ar-condicionado.

Mas é importante pensar em alternativas para reduzir o consumo elétrico gerado por esse aparelho e priorizar os recursos naturais.

O próprio ventilador é uma opção mais sustentável: gasta dez vezes menos energia que o ar-condicionado.

Se possível, opte pela ventilação natural para refrescar os ambientes, você também pode aproveitar a luz do sol durante o dia para tentar manter as luzes apagadas.

Que tal um meio de transporte alternativo? 🚲

Os gases emitidos pelos motores de combustão dos carros são responsáveis por 72,6% do efeito estufa. Uma situação que se intensifica quando cada indivíduo utiliza seu carro diariamente para ir e voltar do trabalho sem nenhum outro passageiro a bordo.

Que tal mudar um pouco essa realidade?

Talvez seja hora de investir em uma bicicleta ou desenferrujar aquela velha amiga encostada na garagem. Se o seu percurso diário permitir, planeje pelo menos 1 dia da semana para acordar mais cedo e pedalar até o destino.

Os benefícios são inúmeros e vão muito além da sustentabilidade, como também contribuem para sua saúde física e mental. E você ainda garante a sensação prazerosa de entrar para o número dos 8 mil brasileiros que usam a bicicleta como principal meio de transporte e deixam de emitir 4,4 kg de CO2 por ano ao fazer essa escolha consciente.

Priorize o uso da panela de pressão 🍲

A panela de pressão é uma ferramenta versátil e prática para o dia a dia. Com ela, é possível preparar diversos pratos, não só o clássico feijão.

Como o cozimento por pressão é acelerado, automaticamente gasta-se menos gás e polui-se menos o meio ambiente. Uma economia no bolso e na natureza!

Segunda sem carne 🥒

Você talvez já saiba que os recursos utilizados para alimentar e tratar as toneladas de gado que alimentam as mais de 7 bilhões de pessoas na terra geram um grande impacto ambiental. Muito além disso, o gado produz grande volume de excremento tóxico que aumenta a poluição atmosférica.

Se sua dieta inclui o consumo diário de carne, uma pequena mudança de hábitos quase imperceptível pode colaborar com o planeta.

A ideia é não comer carne por 1 dia na semana, como o movimento Segunda Sem Carne sugere. Assim, com o esforço de apenas 1 dia na semana é possível reduzir em até 5% a Pegada Ecológica.

São apenas 300g de carne fora do cardápio que podem prevenir a emissão de até 14 quilos de CO² (o que um carro gastaria em 100 km rodados) ou 3.400 litros de água (similar a 26 banhos de 15 minutos).

Não esqueça sua garrafinha 💧

Não dá para falar de sustentabilidade sem mencionar os famigerados – e perigosos – copos descartáveis.

Um copinho plástico inocente leva de 200 a 400 anos para se decompor na natureza, e apenas 20% deles são reciclados corretamente, enquanto todo resto vai parar em aterros sanitários e lixões a céu aberto, poluindo o meio ambiente.

Por isso, antes de sair de casa, certifique-se que está levando consigo sua garrafinha ou copo reutilizável. Além de ser ecologicamente mais correto, também é mais higiênico e cômodo.

Você também pode gostar de ler: Higienização ideal para copos e garrafas de plástico

 

O que você faz diariamente para cuidar do nosso planeta? Deixe sua dica sustentável aqui nos comentários ou nos procure nas redes sociais para bater um papo sobre sustentabilidade, saúde e bem-estar. É só buscar por IBBL Brasil. 💙