Com uma rotina corrida, é comum que a gente se esqueça de beber água. Afinal, se não estou com vontade, posso não tomar água no dia, não é mesmo? Errado! O líquido é essencial ao organismo e contribui para melhorar a imunidade. E é justamente o sistema imunológico que impede o aparecimento de doenças e infecções. Sua função é manter as pessoas saudáveis. Então, mais água é sinônimo de menos infecções.

Vamos entender como isso acontece?

O sistema imunológico é composto por diversas células, órgãos e tecidos que, em conjunto, atuam para a proteção do corpo humano. Ele produz anticorpos que auxiliam no combate aos ataques de vírus e bactérias, por exemplo. A água, por sua vez, é o elemento que também está presente no sangue e dentro das células. Portanto, manter-se hidratado é fundamental para garantir uma boa imunidade.

No portal do médico Drauzio Varella, ele explica que há alguns critérios para saber qual a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente. De acordo com o especialista, depende da atividade que se desenvolve no dia a dia e da temperatura do ambiente. Há outros fatores que também influenciam, como idade e peso.

Em dias frios, por exemplo, é comum que o corpo não sinta tanta necessidade da substância. Mesmo assim, é importante se manter hidratado. Aliás, a falta do líquido dentro da célula interfere na sua atividade, no sistema de transporte de nutrientes para elas e até na temperatura do corpo. Ou seja, um ser humano desidratado pode ter problemas em seu sistema imunológico.

Quantidade e Qualidade

O excesso de água no corpo, por outro lado, é prejudicial. Uma matéria do Hospital Albert Einstein alerta que o consumo em exagero diminui a quantidade de eletrólitos no sangue, o que causa vômitos, dores de cabeça, náuseas e outros sintomas. Sem contar que as células também ficam inchadas por causa desse comportamento.

Como é possível constatar, tudo em excesso é prejudicial ao organismo. Isso não significa, porém, que você deva parar de beber água. Muito pelo contrário. É preciso, apenas, beber em quantidade e qualidade corretas. Isso fortalece a imunidade do corpo.

Para saber qual a quantidade ideal de água que você deve beber, é só clicar aqui.

A cor da urina é um ótimo indício de como está a hidratação. Ela não deve ser nem muito amarelada e nem muito clara. A cor ideal é o levemente amarelado, conforme mostra uma reportagem da revista Saúde, da Editora Abril.

Como beber mais água no dia a dia?

Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde, traz algumas recomendações de como deve ser o consumo de água. Vamos entender:

  • A água utilizada para o consumo e preparo de alimentos deve ser potável: isso significa que o líquido deve estar livre de toxinas, micro-organismos e qualquer substância química;
  • A água pura ou com limão ou frutas é válida: ingerir o líquido em sua forma original ainda é a melhor opção, mas a pessoa pode adicionar frutas para dar sabor. Se for ingerir chá ou café, a recomendação é não adicionar açúcar;
  • Alimentos in natura possuem alta quantidade de água: frutas, verduras, legumes e leite, por exemplo, são as recomendações do Ministério da Saúde, pois apresentam de 70% a 90% de água, principalmente quando os legumes são cozidos;
  • Embora a água da rede pública seja indicada para o consumo, ainda não é totalmente confiável: neste ponto, o Guia do Governo Federal orienta a população para a necessidade de filtrar água antes de consumi-la.

Leia também: 5 fatos que comprovam que você deve parar de beber água da torneira hoje mesmo!

Agora que você já descobriu a importância de beber água para manter a imunidade em equilíbrio, que tal conhecer os nossos produtos? Criamos e produzimos purificadores de água que irão garantir a qualidade que você precisa para manter a sua saúde em dia.

Visite nosso site para saber mais, e até a próxima!