Assim que a falta de água é sentida pelo corpo humano, ele se encarrega de nos dar sinais de alerta. Se esses sinais são ignorados, alguns sintomas ocorrem já nas primeiras horas de desidratação, e a dor de cabeça é um deles.

O cérebro humano é composto por cerca de 74% de água. Ele, junto com os rins, é, portanto, o principal afetado num caso de desidratação. A composição líquida do cérebro é uma proteção natural para o caso de batidas leves e, quando o fluxo de oxigênio e sangue diminui pela falta de água, vem a dor na cabeça.

Ouros órgãos são afetados pela falta de água

É através da água que o nosso corpo faz a dissolução e absorção dos sais e vitaminas. Os rins aproveitam-na para fazer a desintoxicação. Já os músculos ganham flexibilidade. As juntas ósseas ganham lubrificação e o nosso corpo por inteiro é refrigerado, mantendo a temperatura adequada e saudável entre os 36ºC e 37ºC.

Dicas para ingerir água no dia a dia

A correria do trabalho e da rotina é intensa e pode prejudicar a ingestão de água. Entretanto, separamos algumas dicas que você pode seguir para garantir que beba a quantidade necessária diariamente.

A primeira delas é calcular o quanto de água você deve beber diariamente. O consumo necessário é definido por uma conta simples, que multiplica cada quilo do seu peso por 35 mililitros (ml) de água. Uma pessoa com 75 quilos, por exemplo, deverá consumir 2,6 litros por dia (75 kg x 0,035 litros = 2,625)

Para cumprir a meta, leve ao seu local de trabalho, uma garrafinha, squeeze ou caneca para a sua mesa e estabeleça metas na parte da manhã e da tarde. Por exemplo, 500 ml de água pela manhã e 1 litro à tarde. Neste caso, a noite, ou no trajeto do trabalho até a sua casa, fica fácil beber o restante para completar a meta diária.

Aproveite também as vantagens da era digital, baixando aplicativos que possuem despertadores para você se lembrar de dar aquela pausa do trabalho e beber água. Se você não trabalha em escritório, tenha sempre uma garrafinha de água ao seu alcance.

Não espere sentir sede para beber água. Sentir sede é o primeiro sintoma que indica uma possível desidratação. E, claro, nunca beba água da torneira, pois nela não há garantia de pureza e o tiro pode sair pela culatra, expondo a sua saúde ao risco de bactérias extremamente nocivas aos seres humanos.