A IBBL começa o ano de 2021 com um lançamento: o refil C+3 Max. Um refil bacteriostático de classificação C de eficiência na retenção de partículas que oferece um atributo único: capacidade de purificação prolongada.

Compatível com todos os purificadores refrigerados da marca, o novo refil C+3 Max oferece duração até 12 meses ou 4.500 litros de água – dependendo do uso e da condição da água – diferente dos outros refis do catálogo, que possuem capacidade de purificação de até seis meses de uso.

Com esse diferencial, o refil C+3 Max é uma opção viável para quem deseja poupar tempo na rotina, já que a troca periódica do refil deve ser feita em um intervalo mais espaçado.

Assim, o portfólio de refis da IBBL oferece mais uma opção, completando a tabela abaixo:

Tabela comparativa dos refis IBBL

Camadas de purificação do novo refil C+3 Max IBBL

Conforme a atenção da população sobre as questões de tratamento e purificação de água aumenta, crescem os esforços depositados pelo meio científico em encontrar novas soluções para nutrir o mercado com produtos eficazes e acessíveis.

Camadas de purificação do refil IBBL

No Brasil e fora dele, são inúmeros os produtos voltados a melhorar a qualidade da água e, automaticamente, proporcionar mais qualidade de vida às pessoas através da hidratação. A composição desses produtos varia entre elementos naturais e sintéticos e visa um objetivo principal: reter as impurezas e os possíveis contaminantes da água que chega aos nossos copos. Alguns produtos oferecem outros atributos além da retenção de impurezas, dedicando-se a tratar de aspectos mais específicos da água.

É o caso dos refis IBBL, desenvolvidos não só para reter particulados, mas também para cuidar de detalhes que fazem a diferença na água disponível no Brasil, que em geral já é boa para consumo, mas que pode ser melhorada. Alguns desses atributos são a eliminação do cloro livre e o controle da proliferação de bactérias, características comuns a todos os refis do portfólio da marca.

Para exercer essas funções, os refis utilizam alguns elementos filtrantes, que variam de acordo com o modelo de refil. Dentre esses elementos, dois são essenciais e responsáveis pela purificação no novo refil C+3 Max e nos demais refis: o polipropileno e o carvão ativado.

Polipropileno (PP)

Polipropileno

O polipropileno (PP) é um polímero termoplástico obtido através da polimerização do gás propeno (ou propileno) utilizando catalisadores, altas temperaturas e pressões.

A fonte predominante para a produção do propeno é o craqueamento de nafta, uma vez que o gás natural não apresenta vantagem competitiva. Sua forma molecular é (C3H6)x. Atendendo à classe C da ABNT NBR 16098, as camadas de Polipropileno, presentes nos refis IBBL, possuem “poros” de filtração de 5 à 15μm, ou seja, partículas com diâmetros maiores ficarão retidas nessa camada de filtração. Abaixo um espectro de filtração, o qual ilustra esse processo.

Formação do Polipropileno (PP)

Figura 1 – Formação do Polipropileno (PP)

Espectro de filtragem

Figura 2 – Espectro de filtração

Carvão ativado

Carvão ativadoOs carvões ativados são materiais carbonosos porosos que apresentam uma forma microcristalina, não grafítica, que sofreram um processamento para aumentar a porosidade interna. Uma vez ativado, o carvão apresenta uma porosidade interna comparável a uma rede de túneis que se bifurcam em canais menores e assim sucessivamente. Esta porosidade diferenciada é classificada segundo o tamanho em macro, meso e microporosidades.

O carvão ativado é um dos adsorventes mais utilizados para a remoção de contaminantes de meios aquosos, devido a sua elevada capacidade de captura de moléculas por interação química e à alta taxa de remoção por causa de sua grande área superficial específica (500-1500 m²/g).

A adsorção é um fenômeno físico-químico em que o componente em uma fase gasosa ou líquida é transferido para a superfície de uma fase sólida. Os componentes que se unem à superfície são chamados adsorvatos, enquanto a fase sólida, que retém o adsorvato, é chamada adsorvente.

Quando as moléculas de adsorvato presentes na fase fluída atingem a superfície do adsorvente, a força residual, resultante do desequilíbrio das forças de Van der Walls que agem na superfície da fase sólida, criam um campo de forças que atrai e aprisiona a molécula.

Por que o refil C+3 Max dura mais?

É exatamente pela quantidade superior de carvão ativado que o novo refil C+3 Max consegue oferecer água pura por mais tempo. Ensaios e estudos em laboratório comprovaram o desempenho do refil C+3 Max em continuar retendo as impurezas da água por um período maior.

Referências

MORITA, Alice. Emprego de fibra flexível constituído de sisal e de polipropileno na clarificação
de água para abastecimento, 2013.

COSTA, Patrícia. Produção, Caracterização e Aplicação de Carvão Ativado de Casca de
Nozes para Adsorção de Azul de Metileno, 2015.