Fios longos, sedosos e visualmente saudáveis: este é o sonho de muita gente. Quem já se esforçou para ter o cabelo dos sonhos sabe como pode ser lento o processo de crescimento dos fios. É preciso paciência.

Fato é que o #ProjetoRapunzel está na lista de desejos de muita gente e, para alcançar esse objetivo em menos tempo, é preciso dedicar esforços diários.

Existem muitos cuidados, técnicas, produtos e até suplementos vitamínicos que podem ajudar nesse processo, porém não é preciso ir muito além de hábitos simples para notar os resultados. Na verdade, evitar erros comuns no dia a dia já é um grande passo, o resto o organismo trata de fazer sozinho.

A aparência do cabelo faz total diferença para a autoestima e reflete a saúde e nutrição do corpo todo. Logo, é comum que estejamos sempre procurando por soluções para alcançar as tão sonhadas madeixas de revista. Mas o que realmente funciona?

Separamos um compilado de dicas simples que você pode colocar em prática hoje mesmo. Confira:

  • Lavagem correta 🛀

Tudo começa nos cuidados diários. Por isso, dedique-se à hora do banho. Priorize o uso de shampoos e condicionadores compatíveis com o seu tipo de cabelo e evite o contato do condicionador e da máscara de hidratação direto na raiz, isso pode obstruir os poros, causar oleosidade excessiva e até levar ao surgimento das tão indesejadas caspas. Tudo que não queremos quando o foco é a saúde das madeixas.

Ainda no banho, aposte também na massagem do couro cabeludo. Utilize a ponta dos dedos (nunca as unhas) para massagear o couro cabeludo e a raiz dos fios com suaves movimentos circulares. Esta prática ajuda a ativar a circulação sanguínea local, auxiliando na oxigenação, o que estimula o crescimento dos fios e evita quedas.

  • Corto ou não corto? 💇

Uma dúvida frequente nas preocupações de quem está se esforçando para acelerar o crescimento dos fios é a frequência indicada para o corte.

De acordo com a médica dermatologista Fabiane Lorenzini em entrevista ao blog Donna Beleza, o cabelo cresce naturalmente cerca de um centímetro por mês e o corte auxilia basicamente na aparência, deixando os fios mais alinhados, mas não tem relação direta com o crescimento.

O que ocorre é que, ao eliminar as pontas danificadas, a impressão que fica é de um cabelo mais “cheio”, aparentando estar mais longo. Ou seja, o melhor é observar a saúde das pontas dos fios e visitar o cabeleireiro sempre que as senti-las secas.

  • Evite expor os fios ao calor de chapinhas e secadores

Dentre as coisas que devemos evitar para estimular o crescimento dos fios é o calor de equipamentos como secadores, chapinhas e babyliss. É claro que esses itens dão um up no visual do cabelo e ajudam na rotina, e não há mal em usá-lo de vez em quando. O importante é evitar o uso diário.

E quando for usar, não se esqueça do protetor térmico, item obrigatório na rotina de cuidados. Isso porque o calor excessivo produzido por esses produtos enfraquece o cabelo, tornando-o mais vulnerável à quebra e queda.

  • De olho nos tecidos da fronha 🛏

Um detalhe que pode passar despercebido na rotina é o tecido das fronhas em que repousamos os cabelos durante a noite. Mas isso tem relação com o crescimento capilar?

A resposta é sim! Alguns tecidos acabam retirando a umidade dos fios, como o algodão, por exemplo. Esse atrito entre o cabelo e a fronha causa o temido frizz.

O mais indicado é o uso de tecidos macios, como cetim ou seda, mais suaves para o contato direto com os fios.

  • Hidratação de fora para dentro 💆

Outro hábito indispensável para estimular o crescimento capilar é o uso frequente de máscaras de hidratação.

O mercado de cosméticos conta com as mais diversas opções, para os mais diversos tipos de cabelo e objetivos: fortalecer, dar brilho, abaixar o volume, reconstruir após químicas ou texturizar os cachos. Tem para todo mundo e todo mundo deve usar!

A hidratação com máscaras é um cuidado de fora para dentro que ajuda a repor a água e os nutrientes perdidos pelos fios.

Organização é essencial e indispensável até nos cuidados com a beleza, portanto, vale montar um cronograma de cuidados, alternando cremes de hidratação, nutrição e reconstrução do cabelo. De preferência uma vez por semana.

  • Hidratação de dentro para fora 💧

É claro que não vamos deixar a ingestão de água de fora dessa. Não é segredo para ninguém que garantir uma hidratação de qualidade é o básico quando o assunto é saúde e beleza.

Para os fios, manter o organismo hidratado significa fornecer energia para os folículos da raiz do cabelo, nutrindo-os com minerais importantes para seu fortalecimento. Como plantas, os cabelos precisam ser “regados” da forma correta para que cresçam saudáveis.

Viu só? A água é essencial para o equilíbrio do corpo todo, das unhas do pé aos fios de cabelo. Já reserve uma garrafinha especial para te acompanhar durante o dia e hidrate-se. Você notará os benefícios da hidratação muito além da saúde dos fios.

  • Nutrição no prato e nos fios 🍎

No mesmo pacote da hidratação de qualidade está a nutrição de qualidade. Existem benefícios que somente a alimentação balanceada pode proporcionar ao nosso corpo.

Um cabelo grande e bonito é resultado de um corpo nutrido de vitaminas e nutrientes. Alguns alimentos em especial têm poder sobre a saúde dos fios, unhas e pele, como aqueles ricos em vitamina C, que auxiliam na produção de colágeno.

  • Atenção aos sinais de alerta! 🚨

Fora estes cuidados, alguns fatores mais críticos indicam problemas no organismo ou falhas hormonais. A queda excessiva, por exemplo, pode indicar um alerta para a saúde.

Por isso, observe o ritmo de crescimento e o aspecto físico dos fios e procure um dermatologista para acompanhamento sempre que possível.

 

Gostou das dicas? Divida sua opinião conosco, é só deixar seu comentário abaixo.

A IBBL é especialista em água pura, pode contar conosco se precisar de ajuda para se hidratar com qualidade. Conheça nossas soluções no site e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e tirar suas dúvidas. É só procurar por IBBL Brasil. 😊