Ter um bom purificador de água não é suficiente. Você precisa cuidar bem dele para garantir que contaminantes prejudiciais não poluam sua água.

Você sabe bem que um dos passos mais importantes para a manutenção do seu sistema de purificação de água é mudar o filtro no momento certo. Mas a questão aqui é: o quão importante é a procedência do filtro? No momento da substituição do refil, por que eu preciso usar um refil original no meu sistema purificador de água?

Existem diversas opções de refis do elemento filtrante genéricos no mercado, mas é preciso estar atento à efetividade do desempenho desses componentes que quase sempre é inferior. É por isso que se recomenda a utilização de elementos filtrantes originalmente produzidos pelo fabricante do purificador de água em todas as situações.

No artigo a seguir, você vai saber com mais detalhes porque usar um refil paralelo pode ser um risco para a saúde de quem consome a água processada por ele.

Confira!

A importância do filtro

O filtro (também conhecido como vela) é o melhor sistema de defesa do seu purificador de água, filtrando os contaminantes prejudiciais da poluição da sua água.

Filtrar a água é essencial para impedir a entrada de bactérias e parasitas nocivos. A giardíase, por exemplo, é um tipo de doença que causa diarreia contraída através de água contaminada que pode durar até seis semanas. Outro parasita que pode causar sintomas semelhantes é o cryptosporidium. O Cryptosporidium é resistente ao cloro e deve ser filtrado com filtros mecânicos. Esses agentes patogênicos são efetivamente removidos pela passagem de água pelos filtros listados como micro, ultra e nano-filtros.

Outra preocupação comum é o cloro, usado pela maioria das empresas municipais de água para tratar a água potável porque é barata, fácil de usar e altamente eficaz para matar muitas das bactérias encontradas na água, além de alguns vírus. Embora seja um bom desinfetante, o cloro pode tornar o sabor da água potável desagradável e pode reagir com alguns metais para formar compostos perigosos. Um filtro de carvão ativado remove o cheiro de cloro e o sabor da água.

 

Por que usar um refil original?

Como você leu anteriormente, existem microrganismos e substâncias nocivas que precisam ser retirados da água para que esta possa ser consumida com segurança. No entanto, se o elemento filtrante não tiver a qualidade necessária para realizar esses processos, é como se nenhum filtro estivesse sendo aplicado à água.

Em marcas respeitadas de purificadores de água, é comum que se façam testes exaustivos para garantir que a retenção de partículas, a eficiência bacteriológica e a redução do cloro estejam de acordo com o recomendado para a saúde humana, e, posteriormente, esses ensaios de desempenho são refeitos pelo INMETRO para atestar a qualidade do elemento filtrante.

No entanto, existem elementos filtrantes genéricos que não tem um controle de qualidade tão eficiente, informando as características de qualidade para as autoridades industriais e sanitárias brasileiras sem realizar os testes de desempenho conforme a NBR 16098:2012.

Por isso, a única forma de garantir que bactérias nocivas, parasitas perigosos e elementos químicos prejudiciais se infiltrem na água que você e a sua família consomem é comprando e usando refis do elemento filtrante 100% oficiais.

Para ter o melhor da água pura com as melhores condições, acesse o nosso site e se inscreva no Clube!

E, se desejar adquirir refis originais das melhores marcas, acesse a nossa loja no link a seguir: https://www.ibbl.com.br/