De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2,1 bilhões não têm acesso a qualquer tipo de água tratada. Isso equivale a praticamente um terço da população mundial e demonstra que a culturalização a respeito da água ainda é um caminho longo a ser percorrido. Se muitos nem sequer sabem o que é água potável, imaginem a dificuldade que é para quem tem acesso a ela entender por que é imprescindível purificar a água que recebemos na torneira.

É isso que vamos explicar agora.

Purificação da água

A purificação e a filtragem da água se encarregam de eliminar pequenos detritos presentes no líquido que chegam às nossas torneiras. Geralmente eles não são visíveis a olhos nu.

Mas a concessionária já não tratou a água?

Sim, com certeza. Ocorre que pode haver deficiência nesse tratamento. Ocorre também que o caminho que a água percorre da estação de tratamento de efluentes (ETE) até a nossa torneira é longo e muitas vezes o causador da impureza.

Não é incomum haver detritos que se acumulam ao longo do encanamento que liga a ETE às nossas torneiras. É possível também que haja concentração de determinado tipo de bactéria nesse caminho – ou até mesmo nas nossas caixas d’água. Já pensou nisso? 😨

A reprodução descontrolada de bactérias é responsável por causar algumas doenças, mas fique tranquilo, pois hoje há purificadores de água com filtros cuja a função é reduzir essa proliferação.

Outros, mais avançados, como os purificadores que contém o refil (também conhecido como filtro) CZ+7, da IBBL, eliminam até 99% das bactérias, garantindo água completamente saudável aos consumidores.

Conheça mais o Refil CZ+7 nesse vídeo:

Cloro em excesso

As companhias de saneamento básico, geralmente, adicionam cloro nas estações de tratamento para eliminar as impurezas. O cloro, vale a informação, é de fato importante para eliminar microrganismos durante o tratamento da concessionária, mas pode ser nocivo ao ser humano se ingerido em grande escala. Sabia disso?

Leia também: 5 fatos que comprovam que você deve parar de beber água da torneira hoje mesmo!

Entre os problemas mais conhecidos pela reação do cloro estão as vias respiratórias. Em estado gasoso, o cloro faz parte dos grupos de gases sufocantes e pode causar o ressecamento e irritação das vias respiratórias, provocando até mesmo edema pulmonar em casos extremos.

A pele e o cabelo também são atingidos pelo excesso de cloro e há estudos o relacionando ao aumento da adesão de colesterol LDL na parede das artérias, o que causa maior risco de doenças cardiovasculares.

A função dos refis presentes nos purificadores de água da IBBL, portanto, é reduzir em, no mínimo 75%, o cloro presente na água. Isso assegura níveis baixos de concentração e garante que você não agrida a sua saúde com a ingestão de cloro em excesso. 👏🏻👏🏻👏🏻

Para facilitar a sua escolha, confie em quem é especialista em água, e acesse o nosso site para conhecer a linha completa de purificadores de água. Certamente, um deles será o melhor para você e atenderá a todas as suas necessidades!

Leia também: Filtro X Purificador de água: Qual a diferença?