Chegou o momento de trocar o refil do seu purificador. Mas, após a substituição vêm as dúvidas: onde descartar o refil usado? Posso descartar o refil no lixo comum? O refil é reciclável? O material que compõe o refil agride o meio ambiente?

Consciência ambiental

Reciclar é diminuir o lixo e preservar a natureza, mas todos precisamos auxiliar neste processo, apenas um trabalho consciente e em comunidade pode mudar a realidade do descarte de lixo. A reciclagem de materiais no Brasil vem passando por um processo de crescimento constante, mas ainda há muito trabalho a ser feito, principalmente com o aumento da população mundial e consequentemente o aumento de produção de lixo.

A IBBL se preocupa com a sociedade e com o meio ambiente. Prova disso, é que em sua fábrica, um sistema de produção enxuta utiliza embalagens retornáveis que reduzem drasticamente resíduos na produção. Além disso, em seu parque fabril possui uma Área de Preservação Permanente coberta por vegetação nativa. A preocupação ambiental é uma constante também nas escolhas tecnológicas dos produtos, que poupam até quatro vezes mais energia elétrica que purificadores refrigerados por placa eletrônica, e estimulam a redução do uso de garrafas PET.

O que fazer com o refil usado?

O refil do purificador precisa ser trocado no máximo a cada seis meses, para garantir a qualidade da água que você e sua família consomem. Após retirar o refil usado e trocá-lo por um outro refil original IBBL, como descartar corretamente o refil saturado?

Conforme a Norma Brasileira da ABNT, NBR 10004, os resíduos são classificados nas seguintes classes:

  • Classe I: Perigosos;
  • II: Não perigosos;
  • Classe II A: Não inertes;
  • II B: Inertes.

O elemento filtrante do refil, que é o carvão ativado, é considerado resíduo Classe II A: Não Inertes. Isso significa que não se apresentam inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química. E ainda, podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

Assim, os resíduos que possuem essa classificação podem ser descartados em lixos recicláveis, na lata indicada com a cor vermelha referente a lixo composto por componentes plásticos.

Além disso, o plástico, material que é feito o corpo do refil, é reciclável e deve ser descartado em lixeiras específicas para esse material.

Ou seja, os refis IBBL são feitos de materiais recicláveis, não agridem nem contaminam o meio ambiente, e podem ser descartados na lixeira destinada para plástico. 🌳🌏

Então, agora que você já sabe o jeito correto de descartar o seu refil, faça sua parte e contribua com o meio ambiente.

Para conhecer mais sobre nossos produtos e soluções, acesse nosso site.

Para saber mais:

Os sites abaixo comentam sobre o assunto de descarte de resíduos e refis:
Descartes de elementos filtrantes usadoshttp://www.meiofiltrante.com.br/edicoes.asp?id=23&link=ultima&fase=C
15 perguntas e respostas sobre a NBR 10004https://www.vgresiduos.com.br/blog/15-perguntas-e-respostas-sobre-a-nbr-10004/