O consumo de água não purificada pode ocasionar doenças como hepatite A, cólera, diarreia, leptospirose e esquistossomose. Excesso de metais e cloro também são comuns em águas não purificadas, e esses componentes causam diversos males ao passar dos anos. Se você tem ou irá adquirir um purificador de água, está dando o passo mais importante nesse tipo de prevenção.

Para que o purificador de água cumpra a sua missão, contudo, é preciso higienizá-lo de forma periódica. Afinal, ao longo do tempo podem acumular sujeiras vindas da própria água que está sendo purificada. É possível também que alguma peça do equipamento precise de reparo, como as mangueiras e conexões, que podem estar sujas ao longo da utilização.

Missão impossível?

Mission Impossible GIF - Find & Share on GIPHY

Não, definitivamente. Tanto que esses procedimentos simples podem ser resumidos em 3 dicas, descritas a seguir para você:

  1. Troque o refil do purificador

Como regra básica, sugerimos que, antes de tentar qualquer coisa, leia o que diz o manual de instrução do purificador de água em relação à sua manutenção.

Geralmente, o manual determina o tempo em que o refil ou filtro do purificador precisa ser trocado para garantir a qualidade da água. Costuma-se aplicar o tempo de até 6 meses para realizar a troca.

Sem um filtro confiável, não é possível garantir a qualidade da água que será disponibilizada pelo purificador. Por isso, use sempre peças originais.

Tem um purificador IBBL e quer saber qual o refil mais adequado para utilizar? Então clique aqui e leia esse outro artigo que fala sobre isso.

  1. Realize a limpeza interna e externa do purificador

A limpeza externa é simples e pode ser feita por você mesmo, utilizando um pano de microfibra úmido e detergente neutro. O produto não deve ser limpo com jatos d’água, materiais abrasivos, álcool ou solventes. Não use produtos que deixem gosto na água ou que danifiquem as peças plásticas também. A periodicidade dessa limpeza varia e serão os seus olhos e bom senso quem a definirão.

Já a limpeza interna deve ser feita pela Assistência Técnica Autorizada. Vamos explicar o porquê: ela exige desmonte do purificador, a fim de alcançar as partes de contato com a água – como reservatório e torneiras – para que se faça a higienização completa. Essa limpeza deve ser feita ao menos uma vez por ano.

  1. Troque as peças e acessórios

O purificador tem alguns componentes que nem sempre ficam visíveis. As mangueiras e conexões são um exemplo. Com o passar do tempo, micropartículas ficam acumuladas nas paredes internas, o que pode causar problemas no fluxo de água e no funcionamento do aparelho como um todo. Verifique no manual de seu aparelho a frequência de troca dessas peças para garantir a pureza e a integridade do seu equipamento.

Outro componente que precisa de atenção constante são as torneiras. Elas devem ser limpas com álcool 70. Se mesmo assim permanecer com resquícios de sujeira, elas precisam ser substituídas. Não é incomum que isso aconteça, pois é difícil realizar a limpeza completa das partes internas, tornando o acúmulo de resíduos inevitável ao passar dos anos.

Mãos à obra

Então, agora que sabe como limpar com cuidado um purificador, por que não aproveita o momento e higieniza o seu? Se precisar de uma Assistência Técnica Autorizada, é só clicar aqui. E para comprar o seu novo refil confira as ofertas em nosso site. Assim, você garante mais qualidade de vida para você e sua família.