Você já ouviu falar em logística reversa? Trata-se do envio de determinado produto de volta ao processo produtivo, saindo do ponto de consumo (sua casa) e retornando ao local de origem. Esse processo é utilizado para diferentes fins, como para manutenção de vícios de fábrica, por exemplo. Mas hoje o assunto é reciclagem!

Reciclagem

A logística reversa para reciclagem de produtos é uma iniciativa que contribui para o consumo consciente (movimento global de mudança de hábitos de consumo que visa a sustentabilidade).

Eletroportáteis como os purificadores de água não devem ser descartados no lixo doméstico, é preciso dar o destino correto a eles, diminuindo os impactos ao meio ambiente gerados pelo descarte indevido.

Pensando nisso, a IBBL se juntou à Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) para oferecer um destino apropriado aos seus produtos e facilitar a vida do consumidor que se preocupa com a preservação do meio ambiente, visto que essa é uma responsabilidade de todos.

Conheça a ABREE

A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) é uma associação criada por fabricantes e importadores para gerenciar o recebimento e a destinação dos produtos que o consumidor deseja enviar para a reciclagem.

A associação sem fins lucrativos reúne os principais fabricantes e importadoras de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país e cuida de todo o processo para receber os produtos e suas respectivas embalagens nos pontos de coleta pré-selecionados para garantir que sejam devidamente reciclados, preservando assim o meio ambiente.

Contribua com essa causa ♻️

Nós já falamos aqui no #BlogIBBL sobre o descarte correto dos refis no momento da troca. Para esses produtos, indicamos o descarte em lixeiras de coleta seletiva destinadas ao plástico.

Mas para os purificadores a situação é diferente pois, quando descartados indevidamente, os resíduos sólidos desses aparelhos podem contaminar o solo. É por esse motivo que devem receber uma atenção especial no descarte.

Por isso, nos associamos à ABREE – especializada na reciclagem de eletroportáteis – para oferecer o destino correto desses itens.

O primeiro passo para a logística reversa de reciclagem do seu purificador IBBL sem uso é o envio do produto a um ponto de coleta. A ABREE disponibiliza centenas de pontos de recebimento espalhados por diversas regiões em todo país. Para encontrar local mais próximo de você, acesse http://abree.org.br/pontos-de-recebimento.

O resto a ABREE se encarrega de fazer!

A partir da chegada do produto, todo material coletado parte para chamada manufatura reversa, ou seja, desmontagem. Depois, é dado início ao processo de classificação dos componentes para posterior reciclagem. Por fim, a ABREE se encarrega de garantir que cada item tenha o destino correto no processo de reciclagem, até que se transformem em outros materiais e voltem às nossas casas. É assim que a mágica acontece.

Tudo isso considerando a legislação ambiental, que deve ser a prioridade quando o assunto é reciclagem.

Você faz a sua parte e nos ajuda a fazer a nossa!

Realizar a logística reversa do seu antigo purificador de água IBBL só apresenta vantagens: além de contribuir com o meio ambiente, você libera aquele espaço ocupado por um produto que já não tem utilidade e abre espaço para soluções ainda mais modernas e práticas.

Afinal, se comprar um novo eletro dos sonhos já é demais, comprá-lo sabendo que não está prejudicando a natureza com o descarte do antigo é ainda melhor.

Para mais informações sobre a ABREE, clique aqui.

Qualquer dúvida, você já sabe, é só deixar um comentário abaixo. Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ficar por dentro das novidades, procure por IBBL Brasil nas principais redes e venha bater um papo sobre sustentabilidade e inovação conosco!