Ana Formiga utiliza a chocolateira HD5 para produzir o Chocolate Quente Gourmet mais famoso da cidade, além de algumas de suas sobremesas de inverno mais vendidas.

Itu, no Interior de São Paulo, é cidade famosa pelas “coisas” exageradas. Quem a visitou pôde ver um orelhão gigante na praça central, assim como lojas vendendo lápis e brinquedos diversos de tamanho avantajado. Esse fascínio pelo exagero é característico dos ituanos, que hora ou outra aparecem com uma novidade, invariavelmente, grande. A confeitaria Ana Formiga é um exemplo. Há sete anos no mercado, vende mais de 500 doces por dia, e mostra todo o charme e sofisticação de deliciosas sobremesas aos moradores e turistas de Itu.

Um dos segredos é usar tecnologias adequadas, que otimizam o dia a dia e permitem que se produza doces em velocidade para suprir um número crescente de clientes. É o que revela a empresária e fundadora Ana Carolina Couto dos Santos, de 35 anos.

Ela destaca o uso do Hot Dispenser HD5, fabricado pela IBBL. A chocolateira é responsável por um dos maiores sucessos da doceria, nomeado fidedignamente como “Falta de Respeito”. “É uma sobremesa de inverno, confeitada como uma esfera de chocolate que leva chocolate quente no meio”, explica. O chocolate quente é preparado com barras de chocolate nobre, o mesmo com o qual é feito o Chocolate Quente Gourmet, outro sucesso da Ana Formiga no inverno.

Histórico empreendedor
A adoção de tecnologias foi um avanço na cozinha de Ana Carolina. Há sete anos, ela começou a fazer tortinhas e cupcakes depois que a empresa dos pais, onde trabalhava, faliu. Começou na própria cozinha, anunciando pelas redes sociais e pelo boca-a-boca. “Nunca falava não. Aceitava até as encomendas de doces que jamais tinha feito”, lembra ela.

Essa fase durou mais de ano, até que alugou um pequeno balcão, com porta aberta ao público. Mas, como ela frisa, todo começo é complicado e o movimento era fraco. Depois de dois anos nessa batalha, Carolina engravidou e o espaço era pequeno demais para comportar a bebê. A solução foi voltar para a cozinha da casa de sua mãe. “Fiquei mais dois anos na casa da minha mãe, trabalhando com a bebê pendurada nas minhas costas, no canguru”, diz.

A mente empreendedora de Carolina transformou a dificuldade em inovação e ela lançou o primeiro serviço delivery de doces na cidade. Foi um sucesso e a segurança suficiente para que voltasse a ter um espaço físico assim que a bebê completasse o segundo ano.

Essa foi a loja do bairro Vila Nova, que já está indo para o terceiro ano. “Nessa época, Ana Formiga já estava conhecida e foi um boom. Em dezembro passado, abrimos a segunda unidade, bem no centro da cidade. Essa tem 800 m² de área e comporta até 480 clientes simultaneamente. Como é num ponto turístico, de alto movimento, nos finais de semana chegamos a vender cerca de mil doces por dia”, diz ela.

Ana Carolina planeja expandir a confeitaria para Salto, cidade vizinha, e tem agora dedicado parte considerável do seu tempo na aplicação de cursos online e presenciais. Ela filiou-se à plataforma Eduzz, e teve agenda lotada no segundo semestre, em várias regiões do país, para ensinar táticas da confeitaria para uma maioria de mulheres, de faixa etária variável. “As pessoas veem para a confeitaria pela dor e não pelo amor. Geralmente, começam por estarem desempregadas, por terem tido bebê recentemente e outras motivações de saída alternativa. Ocorre que é uma área apaixonante, mas que pode se revelar ingrata se não houver boa administração”, diz.

Os cursos da empresária ensinam estratégia de vendas, precificação e marketing. O último quesito é essencial na visão dela e é por isso que as aulas abordam até fotografia básica, para despertar a vontade das pessoas pelo doce.

As tecnologias usadas nas cozinhas da empresária também são temas tatiados por ela. Com o Hot Dispenser da IBBL, por exemplo, ela demonstra que pode preparar e manter aquecido aquecer até 5 litros de chocolate, que fica com consistência bastante cremosa.

Nova Versão do Hot Dispenser da IBBL

O equipamento usado pela confeitaria Ana Formiga acaba de ser repaginado, ficando ainda mais prático para aquecer – e manter quente – líquidos que precisam de cremosidade para aprimorar o sabor, como achocolatados, sopas e caldos. Com aquecimento em tipo banho-maria, ele leva apenas 35 minutos para deixar o líquido na temperatura de até 85°C e pronto para ser servido.

O HD5 é constituído por pás de agitação de alta resistência, o que lhe permite trabalhar líquidos cremosos sem dificuldade. Além disso, ele conta com bica de alta vazão, eficiente para encher recipientes em poucos segundos.

Com termostato regulável, disposto na parte externa do produto, é possível dosar a temperatura de aquecimento, conforme o desejado para servir o líquido em preparo. A limpeza é facilitada, com o conceito Easy Clean, da IBBL, que permite o desmonte da torneira para higienização. O HD5 também tem bandeja removível, que facilita o esvaziamento para higienização.