Uma dúvida bastante frequente entre os papais é sobre o período correto para introduzir a água na vida de um bebê. As opiniões alheias são sempre intensas, com amigos, parentes querendo lhe dizer quando ou não começar a dar água para o seu filho. Se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, chegou ao lugar certo!

Recém-nascido até seis meses

Não há discussões entre os pediatras: não é necessário introduzir água em bebês até os seis meses de idade se a criança tem acesso ao leite materno.

A introdução da água nesta idade pode atrapalhar a capacidade que o corpo do bebê tem para absorver os nutrientes. O estômago nesta etapa de vida é muito pequeno e qualquer líquido é o suficiente para saciar a fome do bebê. Vale ressaltar que chás também são considerados como água. Por isso, não ofereça chás para os bebês durante essa idade.

O leite materno é o líquido mais rico e completo no quesito nutrientes e, certamente é o suficiente para manter o corpo do seu filho hidratado e absorvendo as vitaminas necessárias para o crescimento e fortalecimento.

As exceções são pontuais e podem ser liberadas pelo pediatra principalmente em casos onde o bebê está passando por algum período de desidratação intensa – como diarreia e vômitos.

Leia também: Nutrição Infantil: importante para o desenvolvimento das crianças

Idades entre 6, 12 e mais de 12 meses

A partir dos seis meses até a criança completar um ano de idade, os especialistas aconselham que a água deve ser introduzida apenas depois das refeições, oferecendo-se poucos goles depois da papinha salgada. Não ofereça água ou chás durante a refeição para que a criança não encha o estômago com líquido.

Depois de 12 meses, a criança já está introduzida a uma alimentação parecida a de um adulto, por isso, a introdução de água se faz necessária para a hidratação.

Após um ano de idade, você pode oferecer água várias vezes ao dia e garantir um corpo saudável, principalmente em dias mais quentes. Os chás também estão liberados, porém sempre dê prioridade para água pura.

Cuidados com a água

A água da torneira já não é saudável para um adulto, muito menos para uma criança que tem os órgãos mais sensíveis a bactérias e infecções. Sempre tome muito cuidado em relação à água que você está oferecendo para o seu filho.

Se você quer praticidade em casa, opte por um purificador de água para não ter dúvidas sobre a qualidade da água. É um investimento de garantia de pureza da água e saúde do seu filho e da sua família na sua casa. Quando você estiver fora de casa, leve com você um squezee com água purificada ou opte por água mineral.

A IBBL garante a pureza em cada gota de água e possui purificadores de água disponíveis na loja online. Compre sem sair de casa e invista na hidratação de qualidade e na saúde da sua família!